Vitória de Obama só não existiu na capa da 'Folha'
A edição desta quarta-feira (5) do jornal Folha de S.Paulo deixou seus leitores a ver navios a respeito do resultado das eleições norte-americanas. A vitória do candidato democrata Barack Obama, publicada em jornais de todo o Brasil e do mundo, a
Publicado 05/11/2008 19:49
Em sua primeira página, a Folha ressalta apenas que ''projeções indicam vitória de Barack Obama em Estados Cruciais, como Pensilvânia e Ohio''. O jornal, ao tentar correr atrás do tempo perdido, atualizou sua primeira página na internet.
Agora, quem vai ao site da Folha lê, na manchete, que ''EUA elegem Obama''. É o texto que foi para o lugar de ''Eleição nos Estados Unidos tem presença histórica'', manchete na versão impressa.
No entanto, parece que o periódico passa por uma ''maré de azar''. Ao escolher a foto de sua ''nova'' capa, optou pela mesma imagem usada pela edição desta quarta-feira (5) do jornal O Estado de S. Paulo, em que Obama aparece exibindo seu comprovante de votação.
A fotografia foi amplamente utilizada, desde a última terça-feira (4), quando os sites que acompanharam as eleições americanas a publicaram na internet. Também o jornal O Globo, na primeira página desta quarta, mostra a mesma foto, de autoria de Doug Mills, do The New York Times.
As gafes mostram que os dois jornais paulistanos estão em constrangedora sintonia — e falta de criatividade. Na última terça-feira (4), ambos publicaram a mesma manchete: ''Fusão de Itaú com Unibanco cria maior banco do Brasil''. A única diferença foi a de que o Estadão substituiu a palavra ''Brasil'', por ''País''.
Da Redação, com informações do Portal Imprensa
Leia também
— Obama presidente: a vitória da internet
— Afinal, por que a imprensa dá um apoio tão maciço a Obama?