Esporte vai combater criminalidade no 'Território da Paz'
Para desenvolver ações preventivas de combate a criminalidade, o presidente Lula começa a inaugurar, este mês, em várias cidades do Brasil o “Território da Paz”. São projetos desenvolvidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pron
Publicado 06/11/2008 15:06
A proposta, segundo o secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro é colaborar, de forma concreta com essa iniciativa inédita de combate a violência junto aos jovens de comunidades carentes.
A agenda de inauguração do Território da Paz, pelo presidente Lula, começa dia 28 deste mês, em Itapuã, cidade do Distrito Federal. Depois, será a vez de o presidente visitar o bairro Santo Amaro, em Recife (PE), dia 2 de dezembro e, em seguida, no dia 3, a cidade do Rio de Janeiro.
Além de proporcionar acesso a atividades físicas, jogos e brincadeiras, que envolvam todas as faixas etárias e pessoas com deficiência, o Programa Esporte e Lazer da Cidade – um dos que faz parte do Território da Paz – estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias.
A parceria com o Pronasci permitirá a implantação de 248 núcleos do programa nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo,Goiás, Maranhão Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Praça da Juventude
Outro programa é a Praça da Juventude, uma nova concepção de construção de infra-estrutura esportiva promovida pelo Ministério do Esporte. O empreendimento conta com ginásio coberto com quadra poliesportiva, teatro arena, salas de multiuso, pista de skate, campo de futebol society, pista de saltos, pista de caminhada área de alongamento, vestiários, banheiros, entre outros.
A proposta é transformar o espaço em um pólo de produção esportiva e cultural, funcionando como um centro de convivência. A parceria com o Pronasci assegura a construção de quatro unidades esportivas em Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS),
Liberdade e Cidadania
O Pintando a Liberdade é um programa de ressocialização de presos por meio da produção de material esportivo. Além de ocupar o tempo ocioso dentro das fábricas implantadas nas penitenciarias estaduais e federais, eles aprendem a uma profissão, recebem por produção e têm, a cada três dias trabalhados, um dia abatido na pena. A parceria com o Pronasci vai asseguar a implementação do Pintando a Liberdade nas fábricas em presídios estaduais no Acre, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Desenvolvendo a mesma linha de produção, que envolve a confecção de redes e bolas de seis modalidades esportivas, uniformes, bonés, bandeiras, sacolas entre outros, o Ministério do Esporte também desenvolve o Pintando a Cidadania. O programa tem o diferencial de gerar emprego e renda para moradores de comunidades carentes.
A parceria com o Pronasci vai assegurar a implementação de quatro fábricas do programa em Águas Lindas (GO), Belo Horizonte (MG), Recife(PB) e Rio de Janeiro (RJ).
De Brasília
Com informações do Ministério do Esporte