Capital oferece programação diversificada para festejar a cultura

Wagner Tiso é a principal atração na programação que comemora, hoje, o Dia da Cultura

O Ceará acolhe um grande encontro da música erudita brasileira. O mineiro Wagner Tiso une-se à Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, sob a regência do maestro Márcio Landi, em duas apresentações. A primeira acontece hoje, às 20 horas, no anfiteatro do Dragão do Mar, em comemoração ao Dia da Cultura. A segunda ganha o palco do teatro da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral, amanhã, no mesmo horário. Os arranjos dos concertos foram especialmente elaborados para a formação de cordas e piano.


 


O programa das apresentações é composto por peças do arranjador Rafael dos Santos e dos compositores Heitor Villa-Lobos, Artur Barbosa e do próprio Wagner Tiso. Mineiro de Três Pontas, o pianista, compositor, arranjador e maestro Wagner Tiso ocupa um lugar de destaque na música brasileira. Com 33 discos gravados, numerosas trilhas de cinema, inúmeros arranjos para os maiores nomes da música brasileira, ele também é executor de projetos musicais e sociais, como o que possibilita a criação de grupos e orquestras sinfônicas nas escolas do País.


 


As duas apresentações de Wagner Tiso no Estado fazem parte do calendário do Circuito Cearense de Música de Concerto, ação apoiada pela Secult e executada pela Associação Artística de Concertos do Ceará e Fundo Estadual de Cultura. Como são abertas ao público, as apresentações contribuem para a socialização do acesso da população à música de concerto no Estado. Aliás, desde sua fundação, em 1996, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho trabalha na formação de platéia para a música de concerto no Ceará, tendo atingido elevado nível técnico em suas apresentações.


 


Vencedores dos editais


 


Uma outra programação comemorativa pelo Dia da Cultura, organizada pela Prefeitura, por meio da Secultfor, tem como palco o Passeio Público. E os trabalhos de artistas e grupos vencedores dos editais das artes estarão no centro da festa, que se estende das 12h às 19h, com entrada gratuita. A programação inclui shows musicais, apresentações de dança, espetáculos teatrais, roda de poesia, leitura de contos, números circences, exibição de vídeos premiados pelo edital da Cultura 2007, além da projeção de ensaios fotográficos. O Cineclube Vila das Artes também exibe, hoje, às 18h30, o filme “Zabriskie Point” (1970), de Michelangelo Antonioni, dentro da Mostra de Contracultura.


 


O Dia da Cultura também marca o início das apresentações do “Concertos nas Escolas”, um projeto contemplado com o edital da Secultfor, que prevê a realização de shows didáticos com o Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno.


 


As apresentações começam hoje, às 7h15, pela escola José Carvalho, no bairro do Alagadiço Novo. Os concertos continuam ao longo de novembro, contemplando outras cinco escolas, nos bairros Álvaro Weyne (12/11), Caça e Pesca (13/11), Jardim América (19/11), Jangurussu (20/11) e Passaré (21/11).


 


Mais informações:



Show de Wagner Tiso, hoje, às 20h, no anfiteatro do Dragão do Mar.



Teatro, música, dança, vídeos e números circences, hoje, das 12h às 19h. no Passeio Público.



Exibição do filme ´Zabriskie Point´, hoje, às 18h30, na Vila das Artes.



Apresentação do Quinteto de Sopros, hoje, às 7h15, na Escola José Carvalho, no Alagadiço Novo.


Todos com acesso livre.