Sem categoria

120 mil professores manifestam-se em Lisboa

“Mais de 120 mil professores (80% de toda a classe) manifestaram-se neste domingo nas ruas de Lisboa contra as políticas de Educação do Governo de José Sócrates (Partido Socialista), e em particular contra o modelo de avaliação de desempenho que este p

Ultrapassando em dimensão a gigantesca mobilização do último 8 de Março (mais de 100 mil), esta manifestação ampliou o que na anterior era já absolutamente excepcional: a concentração conjunta da esmagadora maioria dos membros de uma classe profissional, um gigantesco e combativo plenário, uma classe profissional em peso levantada em defesa dos seus direitos e da sua dignidade e do próprio sentido cívico da sua profissão.



Manifestação de professores



É este o resultado da gestão incompetente, retrógrada e autoritária do Ministério da Educação do Governo Sócrates, da sua política de destruição de direitos e de afrontamento do próprio núcleo de liberdade que é intrínseco ao processo de ensino e de aprendizagem e à escola pública em concreto.



A Ministra da Educação reagiu com o cinismo e o obstinado autoritarismo que são usuais neste Governo. Manifestou-se disponível para “dialogar”, mas reafirmou nada ter a alterar nas políticas que vem seguindo, particularmente no que se refere à avaliação dos professores segundo um modelo por estes rejeitado como inoperacional, não fundamentado e inerentemente injusto. Insultou as organizações sindicais e os próprios manifestantes. Deu um novo passo no prosseguimento de um confronto que ameaça bloquear todo o sistema de ensino.



Esta grandiosa ação de massas é uma expressão inequívoca do significativo estreitamento da base social de apoio a este Governo, que nenhuma “sondagem” poderá ocultar. O seu imenso e justo clamor é por um ensino e por uma esperança de futuro para os professores e a escola pública portuguesa.