Sem categoria

Homossexualismo: Igreja vai aplicar teste em seminários

A Igreja Católica deve testar todos os candidatos a padre para evitar a ordenação de suspeitos de homossexualismo “profundamente enraizado”, de acordo com uma reportagem publicada neste sábado (8) pelo jornal britânico The Independent.

A recomendação teria sido formulada pela Congregação para a Educação Católica do Vaticano em um documento batizado de “Manual de Regras para o Uso da Psicologia na Admissão e na Formação de Padres”.



O líder da congregação, cardeal Zenon Grocholewski, teria afirmado em entrevista coletiva durante a semana, que mesmo homossexuais celibatários devem ser excluídos da Igreja.



De acordo com o Independent, o líder católico polonês teria classificado o homossexualismo de “um tipo de desvio, de irregularidade” e que por isso representaria uma “ferida no exercício do sacerdócio”.



“O candidato não precisa necessariamente praticar o homossexualismo. Ele pode não ter pecados, mas se tem um tendência profundamente enraizada, não pode ser admitido para o ministério eclesiástico”, disse o cardeal, segundo a reportagem do Independent.



'Paternidade espiritual'



A explicação para o afastamento de gays, segundo Grocholewski, seria “a natureza do sacerdócio, no qual se desempenha uma paternidade espiritual”.



“De certa forma, quando nos perguntamos por que Cristo reservou o sacerdócio aos homens, falamos na sua paternidade espiritual, e sustentamos que o homossexualismo é um tipo de desvio, um tipo de irregularidade”, afirmou.



“Por isso, é um tipo de ferida no exercício do sacerdócio, na formação de relações com os outros.”



Essa não é a primeira vez que a Igreja recomenda a exclusão de homossexuais. Em 2005, o Vaticano divulgou que seminaristas gays deveriam ser afastados.



A reportagem do Independent cita ainda duras críticas do grupo britânico gay pela igualdade de direitos Stonewall.



“É uma tragédia (ainda mais) neste momento em que a Igreja sente a escassez desesperada de vocações à Igreja”, afirmou Ben Summerskill ao jornal britânico.