Estado investirá R$ 12 milhões no Geopark Araripe

Doze milhões será o total de recursos previstos para a execução do projeto do Geopark Araripe – único Geopark das américas, reconhecido pela Unesco. Os dados foram repassados na manhã desta quinta-feira (13/11), durante a abertura do Seminário Internacion

Para o Governo do Estado, a prioridade é fortalecer os centros regionais para que sirvam de alternativas para a concentração populacional e de riquezas em Fortaleza e Região Metropolitana. Um desses centro será o Cariri.


 


“Aquela região já tem um potencial histórico, religioso, industrial e agrícola bem fortalecido e estamos investido em infra-estrutura e saúde para melhorar o aproveitamento da região” , pontua o governador Cid Gomes.


 



Entre as ações já em execução, o governador citou a construção do Hospital Regional do Cariri e a recuperação da estrada que liga o município de Nova Olinda ao município de Santana do Cariri. Cid informou ainda que no início da semana assinou o Projeto de Lei que doando terreno para que a Infraero execute as obras de ampliação e reforma do aeroporto regional do Cariri.


 


Especificamente para o Geopark Araripe – que compreende uma área de 5 mil quilômetros quadrados – os recursos vão ser destinados para toda a infra-estrutura, para a execução do plano de gestão e de marketing e para a construção da sede do Geopark no município do Crato. “ Nos apostamos que o Geopark Araripe vai contribuir de forma decisiva para que o Cariri se transforme em um grande pólo de desenvolvimento”, define o secretário Joaquim Cartaxo. Ele explica que está em negociação com a Unesco, a realização de uma Conferência Pan Americana de Geoparks, no Cariri, no ano de 2009.


 


Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


www.ceara.ce.gov.br