Vila das Artes abre temporada de cursos

Os cursos, gratuitos, têm como objetivo fomentar a produção independente e a formação técnica e artística dos produtores locais.

A Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, está com inscrições abertas para três cursos que o Núcleo de Produção Digital (NPD) promove através do Cursos Livres. O NPD é um programa da Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura através da Vila das Artes. O programa Cursos Livres tem como objetivo principal fomentar a produção independente e a formação técnica e artística dos produtores locais, promovendo a democratização e regionalização da produção audiovisual em Fortaleza.


 


Os cursos vão desde captação e desenho de som, direção de atores e aprimoramento no manuseio de câmera de vídeo digital. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 19h. O interessado deve preencher uma ficha de inscrição, trazer uma cópia do currículo e uma foto 3×4.


 


Para o curso Direção de Ator as inscrições vão até o dia 19 de novembro. As aulas acontecem de 24 a 28 de novembro, das 18h30 às 22h, com o professor e ator Gero Camilo. Nascido em Fortaleza, formou-se pela Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo – EAD/USP. Estreou no cinema em Bicho de 7 Cabeças, de Laís Bodanzky, pelo qual foi escolhido melhor ator nos festivais de Brasília e Recife. Entre os filmes que participou destacam-se Abril Despedaçado, de Walter Salles, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, Carandiru, de Hector Babenco, e Narradores de Javé, de Eliane Caffé.


 


Para o curso de aprimoramento em Câmera de Vídeo Digital as inscrições encerram-se no dia 25 de novembro. As aulas acontecem de 1 a 6 de dezembro,  das 18h30 às 22h, e no sábado, das 9h às 12h e das 13 às 17h, com o professor Valdo Siqueira. O curso é destinado às pessoas que já possuem experiências com a câmera de vídeo digital.


 


E para o curso de atualização profissional, Captação e Desenho de Som as inscrições ficam abertas até dia 8 de dezembro, com aulas de 15 a 20 de dezembro, das 15h às 20h30 (intervalo de 30 minutos), ministradas por Nicolas Hallet, técnico de som especializado em captação de som direto, formado em Cinema e Vídeo pela Academie des Beaux Arts de Bruxelas, com pós-graduação em Sociologia pela Université de Louvain-la-Neuve. Poderão participar profissionais que já tenham experiência em captação de áudio em vídeo e cinema ou em estúdio de som.


 


Serviço:


Inscrições abertas para os cursos: Direção de Ator (até dia 19 de novembro), Câmera de Vídeo Digital (até 25 de novembro) e Captação e Desenho de Som (até dia 8 de dezembro). Na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, esquina da Rua Meton de Alencar, das 9h às 19h. Informações (85) 3252-1444 ou 3105-1410. Grátis.


 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Vila das Artes