Aperipê abre inscrições para 2° seminário sobre programação
Compreender a capacidade que a TV Pública tem de produzir conteúdos de alta qualidade e aprofundar a discussão sobre as diversas formas de produção desses conteúdos estão entre os principais objetivos do 2º Seminário sobre Programação para TV Pública. O e
Publicado 16/11/2008 09:42 | Editado 04/03/2020 17:20
O seminário acontece no momento em que a Aperipê TV se prepara para alcançar a meta de produzir 4 horas de programação local, avançando no projeto que prevê a integração de sua grade à da TV Brasil. Na estrutura do evento serão abordadas: programação da TV Brasil, programação infantil e animação para TV Pública, além de um amplo debate sobre os conteúdos produzidos para os jovens.
De acordo com o diretor de Marketing da Fundação Aperipê e coordenador geral do seminário, Werden Tavares, a televisão é um espaço para a realização da cidadania, e durante o encontro, toda a sociedade poderá discutir, formular e enunciar questões essenciais sobre a composição da programação das TV's Públicas e, principalmente, da Aperipê TV.
“O objetivo do 2º Seminário é dar continuidade às ações de discussão de conceito de TV Pública que a Aperipê vem priorizando dentro de seu modelo de gestão. A TV é um objeto cultural que produz imagens, sons e significados. E esse canal de comunicação que estamos abrindo com o Seminário fortalece o acesso da sociedade a esses bens culturais produzidos com recursos públicos”, informou Werden Tavares.
Este ano, as discussões serão mais específicas por temas, como, por exemplo, na mesa sobre ‘como pensar a programação infantil'. Atenta ao fato dos programas infantis produzidos pelas TV's Públicas serem referência de qualidade educacional, durante o mês de outubro a Aperipê TV realizou uma programação bastante criativa e característica em especial para as crianças.
“Sabemos que existem várias possibilidades de expressão, por isso convidamos visões diferentes sobre um mesmo tema. No caso da mesa sobre programação infantil, teremos uma visão nacional com a roteirista do programa Cocoricó/TV Cultura, Andréa Simão, uma visão regional com a diretora do Karalâmpia/IZP Alagoas, Simone Cavalcante e uma visão local com Marcelo Roque, diretor do “Conta Outra Seu Euclides”/Aperipê TV. A partir da discussão que nós faremos sobre esses diversos experimentos, vamos colher as experiências que irão ajudar na construção contínua da programação infantil da Aperipê TV”, explicou o coordenador geral.
Confira a programação:
Dia 25 de Novembro
08h – Mesa de abertura – Discutindo programação da TV Brasil
Paulo Rufino (Diretor da TV Brasil)
10h – Painel I – TV Cultura (São Paulo)
Gabriel Priolli (coordenador de Núcleos de Conteúdo e Qualidade da Fundação Padre Anchieta)
14h – Mesa: Discutindo programação infantil
Andréa Simão (Roteirista do Cocoricó/TV Cultura)
Marcelo Roque (Diretor do “Conta Outra Seu Euclides”/Aperipê TV)
Simone Cavalcante (Diretora do Karalâmpia/IZP Alagoas)
15h30 – Coffee Break
16h – Painel II – TV Pública pela Mundo – (Alemanha)
Walter Sucher (SWR)
17h30 – Encerramento do dia
Dia 26 de Novembro
09h – Mesa sobre animação: AnimaTV e animação para TV Pública
Marta Machado (Otto Desenhos/RS)
Paulo Alcoforado (SAV/Minc)
Rune Tavares (AnimaTV)
10h30 – Painel III – TV Aldeia (Acre)
11h – Painel IV – Telesur (Venezuela)
14h – Mesa sobre juventude: O que eles dizem sobre o jovem não é sério?
Toni C. (Rapper)
Danilo Moreira (Conselho Nacional de Juventude)
Hot Black (Programa Periferia/Aperipê TV)
15h30 – Coffee Break
16h – Painel V – Produzindo conteúdo para a TV Brasil
18h – Avant premieré do Programa Periferia
18h30 – Coquetel de encerramento