Mídia Jovem realiza oficinas na 3ª Conferência

Os estudantes do projeto de educomunicação Mídia Jovem, realizado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), participaram em Brejo Grande da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNJIMA) com oficinas de fanzine, jornal

Realizada numa parceria entre os ministérios do Meio Ambiente e da Educação, a conferência, que esse ano promove reflexões sobre o tema Mudanças Ambientais Globais, aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro em escolas de ensino fundamental de todo o Brasil.


 


Mais do que promover espaços lúdicos, as oficinas do Mídia Jovem têm o objetivo de educar e contribuir para a transformação de hábitos e comportamentos da juventude de Brejo Grande. Lá, a conferência foi realizada pelo professor de educação física Marcelo Silva Santos nas duas escolas de ensino fundamental do município: o Colégio Estadual Dr. Luiz Garcia, e o Colégio Estadual Amélia Maria Lima Machado, no povoado Brejão dos Negros.


 


Através da reciclagem de jornal, os participantes da oficina de papietagem ministrada por Claudeane Alves, educadora popular do projeto Mídia Jovem e moradora de Brejão dos Negros, mudam a concepção do que é o lixo, aprendendo a produzir arte a partir de restos de jornal que não seriam mais utilizados e iriam ser descartados no meio ambiente. 


 


Já os participantes da oficina de fanzine aprenderam a produzir um jornal barato e prático e noções básicas de jornalismo, como manchete e pauta, e debateram sobre a importância de democratizar e atuar na comunicação. Como resultado, foram produzidos os zines educativos ‘Água: educar para preservar' e ‘Água Zine', xerocados e distribuídos aos participantes na conferência com informações sobre como economizar a água, utilizar a água da chuva, além de poemas e dicas escritas pelos participantes.


 


“Este fanzine está muito interessante porque convoca quem está lendo a tomar uma atitude de verdade a respeito do problema da água” comenta Rafael Santos, estudante do Mídia Jovem que, junto com outros colegas e os educadores do projeto, formaram a equipe de oficineiros da 3a CNJIMA.


 


Experiências


 


Este foi outro momento significativo da Conferência: a troca de papéis. Os meninos e meninas do Mídia Jovem que, de segunda a quinta-feira aprendem a fazer produtos de comunicação, participaram ensinando o que aprenderam nas aulas, multiplicando o conhecimento adquirido e  participando ativamente de ações de transformação na cidade que moram.


 


“Estávamos esperando esse momento em que os meninos e meninas do projeto teriam a chance de aplicar o conhecimento e, principalmente de protagonizar ações de transformação na comunidade em que vivem. A CNJIMA foi muito significativa pois eles puderam aplicar tanto o conhecimento técnico de mídias como o teórico sobre as questões do Meio Ambiente, tema transversal presente nos produtos de comunicação que produzem” explica Bruna Martins, coordenadora de mídias do projeto.


 


Conferência


 


Direcionada a estudantes de até 14 anos, a CNJIMA objetiva engajar os adolescentes através de debates e apresentação de trabalhos sobre diversos temas relacionados ao seu cotidiano. Levados a pensar o meio ambiente no espaço escolar, estudantes e professores se mobilizam e refletem juntos sobre os problemas ambientais do planeta. A Conferência na Escola é a primeira etapa. A próxima será a Conferência Estadual, quando um estudante será eleito como delegado para participar da última etapa, a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília em abril de 2009.