Usuários do Bolsa Família aprendem nova profissão

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou na quinta-feira a entrega de certificados de conclusão de 19 cursos profissionalizantes a 347 jovens e adultos beneficiários do Bolsa Família. As capacitações foram promovidas através do programa Inclusão P

Uma das formandas mais entusiasmadas era Edilene Tavares Santana, 31 anos, que participou das aulas de Penteado e Maquiagem no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Gonçalo Rolemberg Leite, no bairro Siqueira Campos. “Já fiz um curso de Higiene e Beleza e outro de Cabelereiro. Pretendo trabalhar nessa área e quem sabe, abrir o meu próprio salão”, afirmou Edilene, que reside no conjunto Jardim Centenário.


 


A entrega dos certificados foi realizada no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh) e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, que elogiou o empenho de todos os alunos. Ela lembrou que além de qualificar ou ensinar uma nova profissão a pessoas carentes, a iniciativa também tem como objetivo atrair o público para o demais serviços oferecidos.


 


“Temos hoje uma gama de atividades que são desenvolvidas nos centros de referência em assistência social e que proporcionam a inclusão familiar e comunitária de milhares de cidadãos em Aracaju. Muitas vezes esses cursos têm sido de porta de entrada para os cidadãos no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e dando acesso também aos benefícios oferecidos. Prova disso é que temos pela primeira vez homens sendo formados”, lembrou Rosária.


 


Um dos representantes do público masculino, o estudante Anderson Teles da Mota, 17 anos, estava muito feliz pelo seu primeiro diploma, obtido no curso de Informática Básica. “Ainda estou terminando o Ensino Médio e já tenho conhecimentos que vão poder me ajudar a conseguir um emprego ou estágio. Antes eu não sabia nem ligar um computador”, revelou Anderson, que fez a capacitação no Instituto Menino Jesus, parceiro da Semasc no projeto.


 


A secretária Rosária Rabelo ainda lembrou o empenho dos técnicos e gestores da Prefeitura envolvidos com o projeto e instrutores contratados, que segundo ela, têm um padrão de ensino muito bom. “A troca de aprendizado foi excelente, já que os professores são bastante qualificados e também vivenciaram junto com os alunos a esse desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, agradecemos o empenho de todos, inclusive dos nosso colaboradores”, reforçou.


 


A instrutora de Bordado em Tecido Jucineide Viana de Oliveira se disse realizada ao formar mais quatro instrutores na técnica de bordado Richilieau. “É maravilhoso formar novos colegas, que vão ter mais uma alternativa de sustento de suas famílias e dividirão seus conhecimentos com mais outros alunos”, definiu Jucineide ao final do encontro, quando todos participaram da confraternização no salão de eventos do Cermarh.


 


Segundo a gerente de Inclusão Produtiva da Semasc, Anna Boerger, a proposta da Prefeitura de Aracaju ao promover esses cursos é mostrar que as pessoas são capazes de produzir, tornar-se independentes financeiramente e descobrir o talento que existe em cada uma. “0s Cursos de Inclusão Produtiva são oferecidos dentro da Rede de Proteção Social Básica. Abrimos assim novos horizontes para que os beneficiários de programas sociais possam ter a sua própria renda, fazendo aquilo que gostam”, complementou.