Sem categoria

PC Sírio aponta oportunidades para a esquerda no mundo

Hunein Nemer, primeiro secretário do Partido Comunista Sírio, ressaltou as grandes mudanças ocorridas na Rússia e no mundo desde o fim da União Soviética.

Nemer comparou a Rússia do tempo de Boris Iéltsin com a atual, presidida por Dmitri Medvedev mas que tem como agente principal o premiê Vladímir Pútin.

A remoção de Iéltsin do poder, no fim da última década do século 20, também retirou também os seus apoiadores, sionistas e capitalistas americanos, da cena política russa.

No lugar de Iéltsin a burguesia russa colocou Pútin, que tenta restaurar a autoridade e a grandeza da Rússia na Europa e na Ásia.

Nemer também colocou em foto o crescimento econômico da China e seu papel no mundo. “A China torna-se, dia após dia, um grande gigante, econômico e político, cujo papel na política internacional é cada vez maior e que também traz benefícios para o mundo progressista”.

Em relação à crise econômica, Nemer aponta o provável enfraquecimento dos EUA como potência unipolar a liderar o mundo. A crise “eliminou a influência capitalista liberal”, considerou.

Em relação ao papel dos comunistas no futuro, Namer considera que o movimento comunista internacional acordou, após o grande choque que o colapso da União Soviética representou.

“Após o fracasso do ataque americano, nós acreditamos que temos agora cada vez mais fortes fatores que nos permitem aumentar nossas atividades e obter mais sucessos”, destacando que a crise financeira enfraquece o papel dos EUA no mundo, destacando a falência do ataque colonial militar americano a vários países, a falência da ideologia neoliberal, atraindo novas luzes para a ideologia marxista.

No entanto, Nemer aponta que a luta contra o imperialismo tende a ser mais intensa agora. “Não podemos esquecer que os EUA têm o maior PIB do planeta, é a nação mais rica do mundo, consumindo 25% do que o mundo produz e produzindo 20% do total mundial”.

“Acreditamos que o papel de nossos partidos agora deve ser o de aumentar as alianças e frentes nacionais contra o unilateralismo, fortalecer a luta contra os regimes que preferem investir em bancos ocidentais a investirem na produção industrial, apoir os regimes progressistas e socialistas da América Latina, encorajar o ressurgimento da Rússia, fortalecendo seu papel na situação internacional”, considerou.

O PC Sírio, por meio de seu representante,  também considerou o “respeito às particularidades ideológicas e à implementação prática da experiência chinesa, que obteve tremendas conquistas”.

Uma das idéias apresentadas pelo PC Sírio foi o estabelecimento de uma emissora de televisão comum aos partidos comunistas.

Da redação