Aracaju tem nova prefeita mirim
Apesar da pouca idade, a tímida garota Larissa Viana, 09 anos, se fez presente na manhã da última terça-feira, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Isto porque ela seria empossada prefeita mirim da cidade, dentro de um Projeto da Prefeitura de Arac
Publicado 27/11/2008 09:23 | Editado 04/03/2020 17:20
A partir de um concurso de desenho sobre a cidade, ocorrido na escola onde estuda (São José, no bairro Santo Antônio), a menina começou a sonhar com a possibilidade de ser eleita prefeita mirim. Apesar de não saber precisar exatamente quando ocorreu o dito concurso, ela só conseguia falar dos projetos que defenderia frente à Câmara.
“Aumentar o ‘bolsa família'; melhorar o saneamento básico; construir novos postos de saúde, escolas e creches; aumentar o policiamento nas escolas; apoio à cultura e artes”. Com este discurso, a já prefeita conseguiu aplausos dos presentes, que se mostravam à vontade, apesar do acanhamento pela participação em momento solene.
Outra representante feminina da cerimônia de posse foi Otaviana Freire, de 13 anos, ocupante do cargo de líder da CMA. Para ela, o momento ímpar significou a concretização de um sonho. Obstinada pelo trabalho em prol da cidade, ela reafirmou a importância em se cuidar de Aracaju e defendeu a pavimentação de ruas como bandeira de seu trabalho.
Quem também prestigiou a cerimônia foi o vereador eleito Valdir Santos (PT do B), que fez questão de parabenizar os vencedores e frisar a importância de exercer a cidadania. Além disto, ele falou da importância dos estudos: “Vocês podem ser o futuro da nossa cidade, basta que vocês dêem continuidade aos estudos, sem estudar, vocês não vão chegar a lugar algum”, alertou.
O ex-prefeito mirim, Daniel Vinícius, considerou a experiência vivida em um ano muito válida. “A cidadania, acho que foi a experiência mais importante que eu aprendi com o OP Mirim”. Como conselho à nova prefeita mirim, ele diz: “Curta bastante esta vitória, assim como eu curti, pois querendo ou não, isto já faz parte da minha história e da história dela”, observou.