Sem categoria

Tailândia: 52 brasileiros pedem ajuda para voltar ao Brasil

A embaixada do Brasil em Bangcoc recomendou ‘extrema cautela’ aos brasileiros que estão na Tailândia e que não conseguem deixar o país por conta das manifestações. Em sua página na internet, a embaixada faz a recomendação aos brasileiros no momento em que

(-Veja o vídeo ao final da matéria sobre a situação no país)

 

No total, há 52 brasileiros em Bangcoc e eles já pedem ajuda para conseguir deixar o país e voltar para o Brasil. Na mesma nota (leia a íntegra da nota da embaixada abaixo do vídeo), avisa que “são fortemente desaconselhadas viagens” para as províncias de Yala, Pattani, Narathiwat e Songkhla, no sul da Tailândia. “Em razão de atentados terroristas, que têm sido limitados às referidas províncias”, afirma a embaixada.

 

A embaixada diz ainda que a Autoridade de Turismo da Tailândia irá pagar a hospedagem a todos os estrangeiros que não podem sair do país por conta das manifestações.

 

Com o fechamento dos aeroportos de Bangcoc por manifestantes, 52 brasileiros estão nos hotéis aguardando a primeira oportunidade para poder deixar a Tailândia. Paulo Souto Maior, um dos que está no país, revela que há pessoas idosas que pode começar a faltar remédios.

 

“Estamos no hotel e não podemos sair para ir para o aeroporto, mas podemos sair para ir em qualquer outro lugar. Nas ruas não têm agitação, mas a coisa fica preocupante a cada dia que as coisas não se acertam”, disse Maior em entrevista. “Há pessoas com idade avançada e começa a ter dificuldade com medicamento, como insulina, por exemplo”, citou.  A embaixada brasileira recomendou 'extrema cautela' em sua página na internet.

 

Histórico

 

Os manifestantes, acampados desde agosto no Palácio do Governo, ocuparam esta semana o Aeroporto Internacional Suvarnabhumi e o antigo terminal aéreo de Don Muang, com o objetivo de forçar a renúncia do primeiro-ministro da Tailândia, Somchai Wongsawat, e de seu gabinete.

 

Neste domingo (30), os manifestantes mantiveram a ocupação dos dois aeroportos de Bangcoc, apesar de outra advertência da Polícia e da explosão de uma granada que deixou 52 feridos no Palácio do Governo, controlado pelos opositores desde agosto.

 

Maior disse que tentam convencer as autoridades brasileiras para obter um avião de uma companhia aérea tailandesa para que possam ir para Hong Kong e de lá voltar para o Brasil.

 

“Hoje é domingo, está tudo fechado. Vamos ver se conseguimos nesta segunda-feira. Vamos novamente na embaixada para conversarmos de novo e melhoras na nossa expectativa”, afirmou ele. “O consulado pediu para ficarmos nos hotéis”, completou.

 

Veja o vídeo sobre a situação no país:

 

 

Leia abaixo nota da embaixada:

 

Aviso a brasileiros

Situação política na Tailândia – Informação para brasileiros

 

Recentes confrontos em Bangkok entre manifestantes e a polícia provocaram vítimas fatais e feridos. Até o momento, os distúrbios têm sido limitados à zona central na região administrativa da capital tailandesa.

 

A Embaixada do Brasil em Bangkok recomenda, contudo, aos cidadãos brasileiros o exercício de extrema cautela ao deslocar-se no país. É importante evitar espaços públicos e a proximidade a multidões – sobretudo demonstrações políticas, em vista do potencial de violência.

 

Na noite de 25 de novembro, as operações do Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok, e do Aeroporto Don Muaeng (para vôos domésticos) foram afetadas por distúrbios e manifestações, resultando em cancelamentos de vôos e dificuldades de acesso aos aeroportos.

 

À luz do cancelamento de vários vôos domésticos e internacionais e da situação de instabilidade em certos pontos em Bangkok, é fortemente recomendável aos passageiros com planos de viagem à Tailândia, ou de partida da Tailândia, que evitem se dirigir ao aeroporto antes de verificar a situação de vôos de partida e de chegada, em contato direto com as companhias aéreas responsáveis.

 

Atenção: A Autoridade de Turismo da Tailândia (Tourism Authority of Thailand) oferecerá hospedagem gratuita aos estrangeiros que se encontrem impedidos de partir da Tailândia em razão do fechamento dos aeroportos. Os seguintes números devem ser contatados diretamente pelos interessados:
– 1672
– 02-237-6046
– 02-237-6028 ou
– 02-632-7400

 

A Embaixada do Brasil permanece à disposição de brasileiros para eventuais orientações. Fora do horário de funcionamento da Embaixada, o telefone do Plantão Consular (081 – 906 4238; de fora da Tailândia: +66-81 – 906 4238;) pode ser acionado para a assistência a brasileiros em situações de emergência.

 

São fortemente desaconselhadas viagens às províncias de Yala, Pattani, Narathiwat e Songkhla, no extremo sul da Tailândia, em razão de atentados terroristas, que têm sido limitados às referidas províncias.

 

Contatos de empresas aéreas freqüentemente utilizadas em vôos de/para Bangkok:

 

– Thai Airways
Telefone: 02-356-1111
Website: http://www.thaiairways.com

 

– British Airways
Telefone: 02-627-1701
Website: http://www.britishairways.com

 

– Lufthansa
Telefone: 02-264-2400
Website: http://www.lufthansa.com

 

– Air France
Telefone: 02-635-1191
Website: http://www.airfrance.co.th

 

– Emirates
Telefone: 02-664-1040
Website: http://www.emirates.com

 

– Thai Air Asia
Telefone: 02-515-9999
Website: http://www.airasia.com

 

Outros números úteis:

– Hotline do Aeroporto de Suvarnabhumi: 02-132-1882 ou 02-132-1888

– Escritório de Imigração da Tailândia (Immigration Bureau): 02-325-6921

Observação: as empresas aéreas são responsáveis pelos seus dados de contato.