Frente Nacional dos Prefeitos inicia os trabalhos em Vitória, ES
Saúde, educação e as perspectivas de investimentos no país frente à crise financeira internacional são os principais temas da pauta de discussão da 53ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, que teve início na manhã desta quinta-feira (04) e p
Publicado 04/12/2008 13:41 | Editado 04/03/2020 16:43
A solenidade de abertura oficial será nesta quinta-feira, às 19 h, no Centro de Convenções de Vitória. Na ocasião, serão prestadas homenagens póstumas ao ex-presidente da FNP e ex-prefeito de Belo Horizonte (MG), Célio de Castro, e à ex-secretária executiva da entidade, Rosani Cunha. Será um momento histórico, avalia o prefeito João Coser, pois ex-presidentes da Frente Nacional dos Prefeitos estarão presente, entre eles Luiza Erundina, Ronaldo Lessa, Luiz Paulo Vellozo Lucas, Lídice da Mata e Kátia Born Ribeiro. Também são aguardados para a solenidade de abertura, secretários municipais, parlamentares, lideranças comunitárias e o público em geral.
Plenária
A Plenária dos Prefeitos, nesta sexta-feira, começará às 9 h indo até 17h20, no auditório do Hotel Ilha do Boi. Estão programadas três mesas redondas. A primeira, das 9 às 10 horas, tem como tema “O Programa de Aceleração do Crescimento: avaliação e perspectivas”. Dela participa a ministra Dilma.
Das 10 às 11 horas, os prefeitos debatem com o ministro Temporão o financiamento da saúde pública, que foi um dos principais debates na última campanha eleitoral. Também estão na pauta de discussão desta mesa redonda: as decisões judiciais para a compra de medicamentos especiais; a indústria das liminares; o Programa Saúde da Família; a falta de médicos; e a prevenção à dengue.
Na parte da tarde, das 14h15 às 15h15, a discussão será o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Fundeb. O ministro interino da Educação, Henrique Paim, é o convidado desta terceira mesa redonda do dia, que vai abordar também a demanda por creches, o financiamento do transporte escolar rural, a merenda para o ensino médio, o piso salarial dos professores e o aumento das horas-atividade.
A Plenária dos Prefeitos vai além das mesas redondas, com a realização de painéis de aproximadamente 20 minutos sobre os seguintes temas: “O novo portal da FNP: agenda de eventos e prêmios nacionais e internacionais”; “O convênio SEBRAE-FNP: diretrizes, ações e encaminhamentos”; “A parceria da FNP e da Abrasf com a revista Multicidades”; “A Reforma Tributária e o equilíbrio fiscal dos municípios”; “A PEC dos precatórios”; “A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública”; “A Caixa Econômica Federal e as Prefeituras”; e, finalizando o dia, “A apreciação das contas da FNP e A definição de local e data da 54ª Reunião Geral da entidade”.
Eventos
Também estão programados outros eventos paralelos, como Mesa redonda: As transformações em curso nas Guardas Civis Municipais Reunião dos Secretários de Finanças– Comitê de Finanças Municipais da FNP (Cofim) Reunião dos Secretários de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (atuais ou indicados) 67ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito – Realização ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) Reunião de Diretoria do Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia.
A 53ª Reunião da FNP tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Prefeitura de Vitória e da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) e o apoio institucional da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).
Fonte: Prefeitura de Vitória, ES.