Sem categoria

Veja o vídeo da 5ª Marcha da Classe Trabalhadora

Convocada por seis centrais sindicais, a 5ª Marcha da Classe Trabalhadora reuniu mais de 35 mil pessoas, na quarta-feira (3), em Brasília. Um ato político em frente ao Congresso Nacional, no final da manhã, foi o ponto culminante do evento. Clique no víde

Sob a bandeira “Desenvolvimento com valorização do trabalho”, os presidentes das centrais — CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CGTB e Nova Central — fizeram discurso em defesa dos trabalhadores. Também discursaram a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, e os deputados federais Vicentinho (PT-SP) e Manuela D’Ávila (PCdoB-RS)

 

A marcha teve como foco o combate aos impactos da crise econômica sobre os trabalhadores. Nesse sentido, o Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), pediu a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles — representante dos banqueiros no governo Lula.

 

Entre outras reivindicações, as centrais defenderam a redução da jornada de trabalho (sem redução de salários) e a ratificação da Convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe a demissão imotivada (sem justa causa).