Sem categoria

Veja o vídeo do 1º de Maio Unificado em São Paulo

O 1º de Maio Unificado, realizado por três centrais sindicais — CTB, UGT e Nova Central —, reuniu cerca de 200 mil pessoas na Avenida São João, em São Paulo (SP). Um vídeo exclusivo do Vermelho mostra como foi a manifestação.

 

Com shows, homenagens e ato político, o 1º de Maio Unificado valorizou ainda mais a parceria de três centrais sindicais — que, em decisão inédita, optaram por fazer uma comemoração conjunta na capital paulista. O nome e as logomarcas das entidades apareciam com destaque em faixas, balões, bandeiras e cartazes.

 

Tanto CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) quanto UGT (União Geral dos Trabalhadores) como NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) levaram em peso suas lideranças, bases e simpatizantes. “Hoje é um dia de festa, mas também é dia de luta”, ressaltou o presidente da CTB, Wagner Gomes. A comemoração prestou homenagem ao metalúrgico e líder sindical Santo Dias da Silva (1942-1979), assassinado há 30 anos pelo regime militar brasileiro e homenageado agora, no 1º de Maio Unificado.

 

José Calixto Ramos, presidente da Nova Central, também saudou “os trabalhadores que perderam a vida em nome da classe trabalhadora do mundo inteiro”. É o caso do ex-piloto Ayrton Senna — “um trabalhador do automobilismo”, tricampeão da Fórmula 1 e ídolo nacional. Senna morreu exatamente no Dia do Trabalhador de 1994, aos 34 anos. Quinze anos depois, sua irmã, Viviane Senna, recebeu das mãos de Calixto uma placa em tributo à memória do esportista.

 

Senna e Santo Dias foram também citados pelo presidente da UGT, Ricardo Patah. Se o piloto, nas palavras do sindicalista, foi “exemplo de coragem, dignidade e superação das adversidades”, o líder operário precisa ser lembrado porque “deu a vida para que pudéssemos usar a palavra hoje”.

 

No primeiro Dia do Trabalhador realizado sob o peso da crise, houve apresentações musicais de sobra para entreter o público. Daniel, Leci Brandão, Alexandre Pires, Grupo Revelação e a dupla Victor & Leo foram algumas das atrações. As centrais sindicais, vivas, unidas e legalizadas, fizeram bonito.