Sem categoria

Jornada: Conam protesta contra 'ingerência' do governo Lula

Em nota divulgada nesta semana, a diretoria executiva da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) protestou contra a tentativa do governo federal de cancelar uma das atividades da Jornada de Luta do FNRU (Fórum Nacional pela Reforma Urba

Esses representantes, segundo o texto, alegaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava com dificuldades de agenda, uma vez que, no mesmo dia, faria audiência com os movimentos sociais. A Conam rechaça a justificativa: “O ato do FNRU seria realizado pela manhã e o encontro com o presidente seria à tarde”.


 


A nota reforça o apoio do movimento aos programas sociais do governo Lula, mas critica a “ingerência” do Planalto em compromissos das entidades comunitárias. “O que não podemos é aceitar a interferência em nossas ações. Este governo nós ajudamos a eleger e construir”, afirma a entidade.


 


Leia abaixo a íntegra da nota.


 



Nota Pública Sobre a Jornada de Luta do FNRU


 


No dia 25 de novembro de 2008, o Fórum Nacional pela Reforma Urbana (FNRU) coordenou, junto com as entidades do Movimento Popular, uma grande Jornada de Luta pela Moradia Digna (Habitação de Interesse Social), em todo o país, onde construímos fortes manifestações em defesa da habitação de interesse social, através de atos, ocupações e coleta de assinaturas em defesa da PEC que garante recursos permanentes para habitação de interesse social.


 


Manifestações com caráter de luta e unidade em defesa do Desenvolvimento Urbano, com mais recursos para Habitação, Transporte, Saneamento e Regularização Fundiária, as manifestações ocorreram em vários estados como: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Ceará, Pará, Amapá, Sergipe e outros. Esta é mais uma de muitas Jornadas, que já realizamos e iremos realizar na luta pela efetiva Reforma Urbana em nosso País. Desde 2004, organizamos lutas nacionais com caráter unitário e com diálogo respeitoso e firme com o governo, mantendo sempre nossa autonomia.


 


Na continuidade das ações do dia 25, no dia 26/11/08, realizaríamos um ato nacional em Brasília para apresentarmos a plataforma de luta do FNRU. Fomos procurados por representantes do governo que se articularam no sentido de não realizarmos o nosso ato. O argumento era de que o presidente Lula teria um encontro com os movimentos sociais no mesmo dia. Só que o ato do FNRU seria realizado pela manhã e o encontro com o presidente seria à tarde. Não existindo nenhum tipo de problema ou contradição, pois o apoio às políticas sociais do governo não significa adesão incondicional. E nem a nossa manifestação era contra o governo.


 


A posição da CONAM — Confederação Nacional das Associações de Moradores — foi de manter o ato ficando contrária ao cancelamento, pois sempre mantivemos nossa autonomia. Sabemos dos avanços e dificuldades do governo e de sua posição estratégica para que haja cada vez mais avanços em nosso País. O que não podemos é aceitar a interferência em nossas ações. Este governo nós ajudamos a eleger e construir.


 


O próprio presidente, quando participa de conferências e encontros com o Movimento Popular, fala que, se não sairmos às ruas em grandes mobilizações e nos organizarmos para reivindicar e defender os nossos interesses, não conseguiremos nada, eis aí uma contradição.


 


Diante do fato viemos a público manifestar nossa indignação e fazer um apelo a todos os movimentos e entidades que compõe e participam do FNRU a se manifestarem contra todo tipo de ingerência nos assuntos das entidades e organizações. A CONAM é da opinião que a nossa autonomia é condição básica para tornar vitoriosa a luta pela Reforma Urbana em nosso País.


 


Saudações Comunitárias
Diretoria Executiva da CONAM