Sem categoria

Petroleiros fazem greve pela suspensão de leilões da ANP

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás, diante do indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), realizaram paralisações ao longo de toda esta terça-feira (16) para pressionar o governo a suspender a 10ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios d

A greve teve início na troca de turno do dia 15 para o dia 16 nas unidades da Petrobrás e subsidiárias em Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo.


 


Na Bacia de Campos, o sindicato indicou a paralisação das Permissões de Trabalho e dos serviços de rotina, nas plataformas e no Terminal de Cabiúnas, em Macaé. No Espírito Santo, Ceará e Duque de Caxias, os sindicatos fizeram atrasos e mobilizações, somando-se à categoria na luta para barrar a 10ª Rodada.


 


Ato público no Rio de Janeiro


 


A FUP fez uma grande manifestação no Rio de Janeiro, na Candelária, com participação da CUT, MST, UNE e vários movimentos sociais. O ato público contra a 10ª Rodada e em defesa da soberania nacional reafirmará para a sociedade a urgência de uma nova legislação para regular o setor petróleo.


 


A FUP reuniu centenas de manifestantes, a exemplo dos atos realizados anteriormente pela categoria petroleira. Os sindicatos da Federação que ficam próximos ao Rio de Janeiro enviaram caravanas de trabalhadores e militantes para participarem do ato, cuja concentração teve início às 9 horas.


 


Além da paralisação, a FUP e seus sindicatos estão ingressando na Justiça com Ações Civis Públicas, cobrando a suspensão da 10ª Rodada de Licitações da ANP.


 


Leia também:


– CTB adere à campanha dos petroleiros contra leilões na ANP


 


Fonte: FUP