Ceará recebe da Funasa terrenos para construção de policlínicas
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte e o governador Cid Gomes e vão estar nesta sexta-feira (26) pela manhã, no município de Camocim para assinar a transferência de terrenos para a construção de policlínicas. Os imóveis, de pr
Publicado 24/12/2008 20:19 | Editado 04/03/2020 16:35
À tarde, Forte se reúne no Palácio Iracema, com o secretário de cidades do governo do Ceará, Joaquim Cartaxo, para discutir a elaboração de projetos executivos de aterros sanitários e planos de gestão integrada de resíduos sólidos para os municípios de Milagres e Icó, na região sul do Estado.
Na ocasião será assinado convênio de cooperação técnica dos projetos que atenderão as cidades Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Mauriti, Milagres, Porteiras, Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Óros e Umari, que embora já possuam anteprojetos de aterros sanitários, necessitam de projetos executivos desses aterros e de instalações complementares que permitam a contratação e execução das obras necessárias, beneficiando assim uma população geral de 440.229 habitantes.
A Funasa irá elaborar também Planos Integrados de Resíduos Sólidos, visando uma gestão consorciada e de forma ordenada dos resíduos, atendendo aos Planos Diretores Urbanos, para que possa servir de referência e multiplicadores para os demais municípios do Estado. Esse convênio serve como condicionante para atender a Licença de Instalação dos trechos I e II do Eixo Norte e trecho V do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do nordeste setentrional.
Além disso, serão assinados convênios para implantação da sede do consórcio e do laboratório de controle da qualidade da água para o consumo humano, a ser construído em Limoeiro do Norte. O laboratório regional, que terá todo projeto elaborado com suporte técnico e financeiro da Funasa, possibilitará a promoção da saúde e a melhoria do bem-estar da população de 18 municípios da região.
Já para atender a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, a Funasa vai firmar um convênio para a implantação de 108 Sistemas de Abastecimento de Água e de Melhorias Sanitárias Domiciliares em 19 comunidades, integrantes do programa Territórios da Cidadania. Serão R$10 milhões investidos na região de Inhamús/Crateús, Sertão Central e Itapipoca.
Fonte: Fundação Nacional de Saúde – FUNASA