Centro de Turismo será reformado

Restaurante está fechado há 14 anos devido à questão judicial. Lojistas afirmam que local trará mais visitantes

Alívio e esperança. São os sentimentos dos 104 permissionários do Centro de Turismo, antiga Emcetur, depois de confirmada a reforma do prédio pelo governo do Estado. Para isso, foi assinada ordem de serviço, no último dia 24, pelo governador Cid Gomes. O valor total de investimento é de R$ 1,6 milhão, provenientes do Ministério do Turismo e do Tesouro do Estado.


 


As obras devem começar no próximo dia 5 de janeiro. O prazo para a execução da reforma é de 300 dias.


 


Uma praça de alimentação, com restaurante, lanchonete e quiosque, é a maior reivindicação dos lojistas. Para eles, a falta de espaço apropriado e melhor estruturado para oferecer refeições de boa qualidade aos visitantes é a principal deficiência do equipamento tombado como patrimônio histórico do Estado. “Esse é um sonho de muitos anos que deverá ser realizado agora”, desabafa a presidente da Associação comercial do Centro de Turismo (Acentur), Márcia Gadelha.


 


Em dias comuns, o Centro recebe cerca de 40 ônibus de turismo, cada um com 50 pessoas. “São duas mil pessoas, em média, que vêm fazer suas compras aqui”, informa ela. O tempo de permanência de cada um chega a 40 minutos. Com um restaurante, a expectativa dos lojistas é de que esse mesmo visitante fique mais tempo. “É difícil sem um local adequado para se alimentar”, diz.


 


Em dias como a sexta-feira, “imprensada” devido ao feriado, o movimento caiu, no entanto, considerado bom pelos permissionários. Em apenas duas horas, das 9 às 11 horas, passaram por lá 271 turistas.


 


Pelo projeto, serão recuperados os blocos norte, centro e sul. A obra no bloco norte contemplará 26 lojas de artesanato e produtos típicos cearenses, cozinha, área de serviço, câmeras frigoríficas, vestiários e banheiros. No pavimento térreo do bloco central, o trabalho inclui outras 26 lojas e a instalação de elevador panorâmico.


 


No andar superior, serão recuperados o Museu de Mineralogia, diretoria, sala de reuniões, o almoxarifado e as salas dos guias turísticos. O bloco sul, contará com estacionamento para 42 veículos, além da reforma das 30 boxes e jardins, e playground.