Documentário “O Conto Torto do Olho” é selecionado na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG)

O curta-metragem é resultado de projeto aprovado nos Editais da Cultura 2007 da Secultfor

Após dois anos de pesquisa nas madrugadas dos terminais de ônibus de Fortaleza, os integrantes do já extinto grupo T.R.E.M.A. (Território de Expressão no Mundo Anônimo) apresentaram à Cidade, em 2008, a revista Cadeira com Rodas e o curta-metragem “O Conto Torto do Olho”. Em janeiro de 2009, será a vez de o público da histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, conhecer um dos personagens encontrados nessa imersão. O vídeo, resultado de projeto apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio dos Editais da Cultura 2007, foi selecionado para a 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes.


 


O documentário “O Conto Torto do Olho” se concentra na vida de Mônica, que por mais de dez anos passeou pelos terminais na madrugada. Na mostra, o curta vai integrar a programação de curtas digitais, que concorrem ao júri popular. O curta digital vencedor será agraciado com Troféu Barroco (oficial do evento) e 10 fitas MiniDV.


 


Com foco no cinema brasileiro contemporâneo, a 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 23 a 31 de janeiro de 2009 e tem como conceito central nesta edição “O Personagem e Seu Lugar”. A proposta é discutir a vertente do cinema nacional que pauta os personagens a partir das experiências de conflito em seus ambientes geográficos, culturais e sociais.


 


Em outubro de 2008, o documentário, juntamente com a revista Cadeira com Rodas, foi apresentado aos freqüentadores dos terminais de Fortaleza, em eventos realizados a partir da meia-noite. O vídeo também foi exibido durante a programação em referência ao Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), no Passeio Público.


 


“O Conto Torto do Olho foi exibido nos sete terminais de ônibus de Fortaleza, cumprindo assim o seu primeiro grande objetivo: ser visto pelas pessoas que utilizam os terminais durante a madrugada. Agora se inicia, com o pé direito, uma nova fase, a de exibição em festivais pelo Brasil afora. A Mostra de Tiradentes foi a primeira no qual inscrevemos o curta e estamos muito felizes por ter dado certo. Agora é a hora de exibir o vídeo e saber o que ele causa nas pessoas”, afirma Ramon Cavalcante, um dos diretores.


 


Mostra de Cinema de Tiradentes


A 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes se propõe a apresentar o maior painel do cinema brasileiro em formação, reflexão, exibição e difusão. Serão exibidos mais de 100 filmes brasileiros. A programação também inclui pré-estréias nacionais, homenagens, oficinas, seminário, Mostrinha de Cinema, debates, mesas temáticas, atrações artísticas para um público estimado em mais de 35 mil pessoas. Toda a programação é gratuita. Mais informações no site www.mostratiradentes.com.br.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor