Comunidade em Amontada associa festejos culturais a experiências de turismo sustentável

Caetanos de Cima: resistir é preciso, lutar é necessário, permanecer na luta é imprescindível

Nos dias 09 e 10 de janeiro de 2009, a comunidade de Caetanos de Cima, em Amontada, promove uma grande festa para celebrar seus 20 anos de luta pela terra e a criação da Associação dos Pequenos Agricultores e Pescadores Assentados do Imóvel Sabiaguaba – APAPAIS. Os dois dias representam uma oportunidade de encontrar as companheiras e os companheiros de resistência para celebrar conquistas e reafirmar parcerias pelos direitos das populações tradicionais. A ocasião marca, também, a inauguração das pousadas domiciliares construídas a partir do projeto de turismo comunitário desenvolvido no assentamento.



 
As famílias de Caetanos de Cima começaram sua organização em defesa da terra no final da década de 1970, a partir da movimentação dos grupos de jovens e mulheres vinculados ao movimento das Comunidades Eclesiásticas de Base (CEB) em conjunto com as reflexões trazidas pelo Padre Felipe Carsi. Em 17 de fevereiro de 1987, após conflitos e audiências públicas, o território foi desapropriado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, transformando-se no Assentamento  do Imóvel de Sabiaguaba. Fazem parte do assentamento as comunidades de Pixaim, Matilha e Caetanos de Cima. Hoje, além de continuar a luta pela terra, Caetanos de cima passou a atuar na conquista dos direitos de moradia, educação, saúde e cultura.


 


A Festa da Terra, como está sendo chamada pelos comunitários, significa um momento de reflexão sobre a história e a memória de um povo que continua sendo afetado pela especulação imobiliária. Será uma referência às lutas e aos conflitos, mas permeada pela comemoração diante dos sonhos e das conquistas coletivas. Entre os convidados, já confirmaram presença outros assentamentos, povos indígenas, as comunidades do litoral leste e oeste do Ceará, representantes das entidades que apóiam a luta pela terra e os direitos dos povos do mar e representantes dos governos municipal, estadual e federal.


 


A abertura da festa, na sexta-feira, dia 9 de janeiro, contará com as apresentações das manifestações culturais das populações tradicionais do Ceará. Para o segundo dia, está prevista uma Romaria pela terra saindo do Assentamento de Maceió até Caetanos de Cima, reunindo, assim, comunidades que dividem uma mesma luta. Ainda no dia 10 de janeiro, sábado, ocorrerá um seminário e uma noite cultural na beira da praia com muita música e a tradicional dança do coco.



   
Nas palavras de Valneide Sousa, liderança de Caetanos de Cima, esta festa “é uma oportunidade para buscarmos, no processo histórico, força e inspiração para continuarmos lutando no enfrentamento contra a especulação imobiliária, o machismo, as diversas formas de exclusão e pelos nossos direitos. Oportunidade que explicita para os que não querem ver os resultados da luta organizada.”


 


Programação da Festa da Terra


 


Dia 09 de Janeiro – sexta-feira


 


15h – Chegada dos participantes e Credenciamento



18h – Jantar



20h – Abertura da Festa da Terra: Intercâmbio Cultural dos Assentamentos Parceiros
– Grupo de Dramistas da Lagoa do Mineiro (Itarema);
– Dança de São Gonçalo (Miraíma);
– Assentamento Maceió (Itapipoca);
– Grupo Raízes do Coco – Assentamento Sabiaguaba (Amontada).


 


Dia 10 de Janeiro – Sábado


 


5h – Alvorada: saída para Assentamento Maceió



6h – Início da Romaria da Terra (Maceió – Sabiaguaba)



9h – Acolhida da Romaria da Terra em Caetanos de Cima



12h – Almoço



14h – Seminário Luta pela terra – celebrar a história para fortalecer a luta
Mesa 1 – A luta pela terra na zona costeira do Ceará
– APAPAIS
– Instituto Terramar
– UFC



Intervalo



Mesa 2 – Direito a terra no diálogo com as políticas públicas – perspectivas de sustentabilidade
– INCRA
– PREFEITURA DE AMONTADA
– MINISTÉRIO PÚBLICO



Debate



18h – Celebração Ecumênica



20h – Espetáculo Ecos da Resistência



21h – Homenagens Especiais



21h30 – Lançamento do CD “Um Canto que sai do canto”, do grupo Brilho do Mar



22h – Confraternização



Festa da Terra
dias 09 e 10 de janeiro
na Comunidade Caetanos de Cima – Amontada/CE (acesso pela Estrada do Sol Poente sentido Itapipoca)


 


Fonte: Tembiú