Sem categoria

Pará usará 200 armas de choque na segurança do FSM 2009

A polícia do Pará recebeu 200 pistolas que usam choques ao invés de balas para fazer a segurança do Fórum Mundial Social (FSM). O Fórum acontece na cidade de Belém de 27 de janeiro a 2 de fevereiro e reúne intelectuais e militantes de partidos políti

A pistola Taser emite choques que, ao atingir a vítima, limita temporariamente a comunicação do cérebro com as pernas. Na prática, isto derruba uma pessoa no chão, que fica paralisada entre 10 segundos a 30 minutos, de acordo com o tamanho e peso da pessoa e do número de vezes que o policial aperta o gatilho.


 


As armas do fabricante Taser foram compradas com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública e apenas uma parte delas ficará com a polícia do Pará após o evento. Outra parte ficará sob responsabilidade da Secretaria, que poderá emprestá-las a outros Estados que sintam a necessidade de usar o recurso.


 


A ideia é permitir uma forma de repressão policial não letal. Um assaltante em fuga, por exemplo, pode ser paralisado com um choque, algemado e levado à prisão ao invés de levar um tiro de verdade, que poderia matá-lo ou feri-lo com sequelas graves.


 


As armas de choque são homologadas por grupos de direitos humanos e, se usadas sem exagero pelos policiais, são eficazes para imobilizar uma pessoa. Em algumas situações, no entanto, o excesso de choques pode causar lesões graves nas vítimas.


 


Fonte: InfoPlantão