UFC reforça atividades com países africanos
Desde a última semana até o dia 12 de janeiro, a UFC recebe 18 estudantes de graduação de Moçambique e Angola, através de programa da Capes.
Publicado 09/01/2009 11:38 | Editado 04/03/2020 16:35
Durante dois meses, os alunos africanos participarão do Programa de Formação Científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e permanecerão no Brasil para executar projetos de pesquisa junto a professores de diversos departamentos da UFC.
Com a bolsa ofertada pela (Capes), eles terão alojamento e refeições, garantindo-se também os deslocamento. Um dos objetivos do programa é colaborar com o desenvolvimento do Ensino Superior em países da África.
Com a mesma proposta, a Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC, Profª Maria Elias Soares, viajará a Cabo Verde, no próximo dia 13 de janeiro, para participar de reunião com o Presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães e autoridades locais. Na ocasião, serão discutidas novas formas de cooperação entre a UFC e a Universidade de Cabo Verde.
Entre as possibilidades, estão atividades de formação de professores, programas de pós-graduação conjunta e mais oferta de bolsas de intercâmbio acadêmico.
Segundo a Profª Maria Elias, o encontro também representa a oportunidade de a UFC conhecer as demanda daquele País na área de Educação.
A expectativa é que, em março de 2009, as propostas lançadas na reunião sejam retomadas e comecem a ser colocadas em prática.
Fonte: Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC