Pitaguarys denunciam assaltos na comunidade
Os índios pitaguarys, do município de Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), realizarão uma caminhada, neste domingo pela manhã, contra a violência na comunidade e na localidade de Monguba
Publicado 17/01/2009 12:44 | Editado 04/03/2020 16:35
Os índios pitaguarys, do município de Pacatuba (Região Metropolitana de Fortaleza), realizarão uma caminhada, neste domingo pela manhã, contra a violência na comunidade e na localidade de Monguba. Segundo uma moradora que não se quis identificar, eles querem denunciar assaltos, assassinatos e espancamentos diários a índios da região. “Roubam bicicletas, celulares, o que você tiver. E o pior é que se a pessoa está sem nada apanha deles. Esses assaltantes andam de arma na mão à luz do dia. A gente liga para a Polícia e nada”, diz uma moradora, abalada com a violência.
Os assaltos começaram, segundo ela, há mais ou menos seis meses. De lá para cá, ressalta, os casos e violência praticados só têm aumentado. Uma das mortes aconteceu no dia 2 de janeiro, quando Paulo César de Souza, 17, foi retirado da casa da mãe e morto a tiros na localidade de Monguba. Antes, os assassinos havia ido na casa do pai e o obrigado a dizer onde o filho estava.
O POVO tentou entrar em contato no fim da tarde de ontem com o tenente-coronel Oscar Pimentel, responsável pela companhia de Maracanaú, que cobre a área, mas ele não se encontrava no local.