Cadeia reprodutiva do Projeto “Pé-de-Pincha” é documentada 

 


O projeto Pé-de-Pincha, criado para auxiliar na proteção de quelônios da Amazônia, com atuações nos Estados do Amazonas e Pará, é uma das atividades de proteção à fauna mais important

 


Entretanto, poucos registros áudio-visuais acerca da atividade, que tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram realizados até o segundo semestre do ano passado, quando entraram em cena três alunos finalistas do Centro Universitário do Norte (Uninorte). Eles propuseram fazer o registro das ações práticas do Pé-de-Pincha, tanto no Amazonas quanto no Pará.


 


 


A pesquisa deu origem ao trabalho de conclusão de curso e foi executada pelos graduandos Artur Franco, Francis de Carvalho e Priscila Assis, de maio a novembro do ano passado. Eles decidiram filmar, editar e reproduzir as diferentes etapas da soltura de quelônios e tiveram de preparar estratégias de campo para conseguir efetivar a proposta.


 


 


Primeiramente, entrevistas com os coordenadores e participantes do projeto foram realizadas tanto no Amazonas quanto no estado vizinho. Depois, os estudantes conheceram de perto a realidade amazônica na qual se inseriam os comunitários ligados diretamente ao Pé-de-Pincha, deslocando-se até os locais de soltura. Por fim, foram organizados os dados, as imagens e sons captados durante a coleta de informações em campo.


 


 


Agecom