Chico Barbeiro avalia: ''Governar Maracanaú foi uma experiência única''

Após assumir por oito dias a Prefeitura de Maracanaú, Chico Barbeiro, atual Presidente da Câmara dos Vereadores do município, fez balanço positivo dos dias em que administrou o maior parque industrial do Estado.

Devido às ausências do Prefeito Roberto Pessoa e do Vice-prefeito Firmo Camurça, o Presidente da Câmara de Maracanaú, Chico Barbeiro, assumiu a prefeitura do município. Durante uma semana (entre os dias 20 e 27 de janeiro), cumpriu a agenda pré-marcada do prefeito. Foram visitas ao Hospital da Mulher no Centro de Maracanaú, à escola no Alto da Mangueira e ainda às obras das casas no bairro Louzardo Viana (com recursos viabilizados pelo Senador Inácio Arruda). “Também tive a oportunidade de, nesses dias chuvosos, visitar comunidades que precisavam de ajuda. Encaminhei o que demandava ações rápidas”, disse Chico Barbeiro.


 


Sobre a experiência de administrar uma cidade importante, Chico Barbeiro extraiu algumas lições. “Agora, participando efetivamente do Executivo, tive a ideia do que é ser um prefeito. Tem que estar muito preparado para enfrentar os desafios que surgem toda hora”, disse. Chico Barbeiro ressaltou duas características importantes para se administrar bem uma cidade: responsabilidade e espírito público. “Assumir um cargo do Executivo não dá pra ser um projeto pessoal. Tem que querer de fato trabalhar pelo povo”, avaliou.


 


Outro fator de reflexão para Chico Barbeiro foi a convicção de que tem que se manter boas relações com as instituições externas. “Após esta experiência no poder executivo, tenho a melhor dimensão de como trabalhar na Câmara Municipal de forma a contribuir para a melhoria de vida do povo. Legislativo, Executivo e Judiciário devem trabalhar harmonicamente em favor de quem realmente precisa”.


 


Contando com a ajuda do PCdoB com orientações e troca de experiências, Chico Barbeiro ressaltou que a proximidade do Partido durante esses dias foram fundamentais. “Algumas pessoas foram muito importantes nestes dias. O Senador Inácio Arruda, o Deputado Chico Lopes e o Deputado Lula Morais, a Secretária Ieda Nobre e o presidente municipal do Partido, Nonato César, me ajudaram e me orientaram muito nesta semana. Foi enriquecedor”, concluiu.


 


De Fortaleza,


Carolina Campos