Hospital César Cals começa a realizar cirurgia de diabetes nesta sexta-feira

Com a cirurgia, os pacientes tem a possibilidade de cura da diabetes, doença grave que causa cegueira, problemas cardíacos, insuficiência renal e mutilação do corpo, com amputação dos membros.

Pacientes com diabetes tipo 2 agora têm a possibilidade de cura sem sair do Estado. E o que é melhor, na rede pública. Nesta sexta-feira (dia 30), o Hospital Geral Dr. César Cals começa a realizar cirurgia de diabetes. Na ocasião, será lançado “Projeto de pesquisa multicêntrico do tratamento cirúrgico do diabetes mellitus”. O evento, que começará às 8 horas, será no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Ce), Avenida do Imperador, 498, ao lado do hospital, unidade da rede estadual de saúde.


 


A primeira cirurgia já ocorrerá logo após o lançamento, com transmissão por videoconferência. O César Cals passa a ser o primeiro hospital no Estado, incluindo a rede privada, a realizar esse procedimento. A cirurgia de diabetes é feita no intestino do paciente. Segundo Paulo Marcos, médico que integra a equipe responsável pelas cirurgias no hospital,com a cirurgia há possibilidade de cura da diabetes, doença grave que causa cegueira, problemas cardíacos, insuficiência renal e mutilação do corpo, com amputação dos membros. No Ceará, cerca de 7% da população têm diabetes mellitus. Noventa por cento dos casos de diabetes são do tipo 2.


 


Com a cirurgia de diabetes o Hospital César Cals dá mais um passo na atenção e cuidados com os pacientes obesos. A unidade de cirurgia bariátrica do HGCC passa a realizar três cirurgias por semana. Além das duas cirurgias de redução de estômago nas quartas-feiras, agora toda sexta-feira será realizada a cirurgia de diabetes. A terapêutica da cirurgia de diabetes mellitus tipo 2 é indicada a pacientes diabéticos, com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 34,9Kg/m2.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa