Metalúrgicos de Curitiba movem ação para proteger salários
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, filiado à Força Sindical, entrou com uma ação no Ministério Público estadual, nesta quinta-feira (29), contra a empresa Bosch. De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Butka, a empresa vem fazendo pre
Publicado 29/01/2009 18:47
“A Bosch impõem essa proposta e não apresenta outra”, denunciou Butka. “A Bosch não é uma empresa que está com problemas financeiros. Vamos discutir redução de salários com empresas que estão deficitárias”, acrescentou.
Butka disse ainda que a ação é para que o ministério público “faça uma intervenção (na negociação) e para averiguar a situação dos trabalhadores”. Desde o ano passado, o sindicato e a empresa negociam um acordo trabalhista. De acordo com Butka, um trabalhador da Bosch ganha em média entre R$ 1.200 e 1.500. Caso o salário fosse reduzido como é proposto pela empresa, o valor ficaria em R$ 800.
A Bosch, por meio de um comunicado à imprensa, informou que a proposta foi feita aos trabalhadores por causa de uma “acentuada queda da demanda no mercado da indústria automobilística” e uma “redução significativa nos volumes de produção para o mercado interno e, principalmente, para exportação, quando comparado ao período anterior à instabilidade econômica”.
Ainda segundo o comunicado, “a empresa considera que a redução da jornada de trabalho com redução de salário, prevista em lei, é a solução necessária para adequar o grau de ocupação de pessoal à demanda atual”. O texto diz ainda que a multinacional alemã se mantém aberta ao diálogo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.
Da Redação, com informações da Agência Brasil