Sem categoria

PCdoB de Contagem promove curso de formação política

O Partido Comunista do Brasil  iniciou o ano de 2009 investindo na formação de seus militantes em Contagem (MG). Nesta quinta-feira (29) foi realizado, através da Escola Nacional de Formação do PCdoB a primeira parte do curso “Iniciação ao Estudo do

O encontro foi realizado na Associação Comunitária do Bairro Novo Eldorado, com a presença de 35 pessoas, entre militantes, dirigentes partidários e novos filiados. Com esse curso, o PCdoB mostra, mais uma vez, sua veia de um partido de vanguarda, ao preparar os novos militantes para a luta pela transformação da sociedade.



 
A equipe do vereador Beto Diniz, da região industrial, eleito para o seu primeiro mandato, compareceu em peso na atividade para aprofundar seus conhecimentos sobre o ideal socialista e revolucionário do partido. A iniciação ao estudo para esses novos militantes teve como objetivo conhecer a história do partido, tirar dúvidas, além de entender a importância de um mandato comunista.



 
Conhecimento



 
O professor da Escola Nacional de Formação do PCdoB em Minas Gerais, José Rodrigues, foi quem ministrou o curso. Rodrigues salientou a importância do estudo e domínio do marxismo-leninismo para o conhecimento da realidade brasileira e na luta pela sua transformação.



 
Para isso, o professor contextualizou a política atual, falou do Manifesto do Partido Comunista, idealizado pelos pensadores Marx e Engels. Tratou também do surgimento do socialismo, das bandeiras do PCdoB e da Revolução Russa que culminou no socialismo. Rodrigues demonstrou em diversos momentos a necessidade da implementação do socialismo no Brasil e no mundo.



 
O professor mostrou como o capitalismo, na tentativa de manter-se vivo, originou mais uma grande crise, que teve como o epicentro os Estados Unidos. Essa atual conjuntura, gerada pelo estouro da “bolha imobiliária” (hipotecas) ocasionou um efeito dominó, abalando as estruturas do crédito e do consumo mundial. E com essas estruturas abaladas, gerou um impacto direto na criação e manutenção de empregos. Isso demonstra mais uma vez a falha do capitalismo, através do seu sistema de produção, o que mostra mais uma vez a necessidade de sua superação.



 
Conscientização
 



Como professor da Escola de Formação do PCdoB, José Rodrigues relata que o papel do partido, na implementação do socialismo é conscientizar a população para lutar pelos seus direitos. O professor citou ainda que é papel do indivíduo se unir, seja a um partido ou associação, pois só assim forma um grupo mais forte para essas batalhas diárias.



 
O embasamento histórico e filosófico, nas explicações de Rodrigues, teve como objetivo explicar o fato do socialismo ser o único caminho para a busca da igualdade e o fim da divisão de classes. As grandes corporações se baseiam em dois pilares: a exploração da classe operária e a privatização dos lucros e socialização do prejuízo.



 

Partido



 
O presidente do PCdoB de Contagem, Rodrigo Cupim, considerou um grande êxito a realização da atividade de formação. “Felizmente a militância do PCdoB de Contagem tem demonstrado muito apreço pelos estudos. A grande participação neste curso demonstra isso. O mais importante é que nos cursos anteriores a participação também foi muito grande”.



 
Rodrigo Cupim comemorou também os novos filiados que participaram do curso.“Fizemos inclusive um ato no final para dar as boas-vindas aos novos camaradas. Muitos deles já manifestaram a intenção de se dedicarem à frente de formação, até mesmo porque alguns são mestrandos e acadêmicos em geral”, comentou o dirigente comunista.


 


Na próxima quarta-feira, dia 4/02, segue a segunda parte do curso. Entre os temas a serem debatidos a economia política, militância política e a renovação do partido.


 



De Contagem,
Lucas Santos