Sem categoria

Velejador dá volta ao mundo em 84 dias, sozinho e sem escala

O francês Michel Desjoyeaux, a bordo do veleiro Foncia, venceu neste domingo (1º) o 6º Vendé Globe. A especial regata tem como percurso a volta ao mundo, por velejadores solitários, sem escalas e sem assistência. Desjoyeaux, que venceu-a pela segunda vez,

Ao amanhecer do domingo (fuso horário de Greenwitch), o Foncia avistou o porto francês de Sables-d'Olonne, ponto de partida da regata, que começou em 9 de novembro passado. O segundo colocado, Roland Jourdain, no barco Veolia Environnement, enfrentava dificuldades: depois de perder a quilha, pode ser forçado a abandonar a regata, aportando no Arquipélago dos Açores.

Desjoyeaux estabeleceu um novo recorde para a prova. A marca anterior, de 87 dias, dez horas e 47 minutos, era Vincent Riou, também francês – nacionalidade que domina nesta modalidade esportiva.

Júlio Verne que se cuide

Michel Desjoyeaux, bretão, 43 anos, é hoje o mais premiado velejador de longo curso solitário. Além dos dois primeiros lugares no Vendé Globe (o outro foi em 2001), ele venceu três vezes a Solitaire du Figaro, entre outros títulos.

''Eu não penso, só aproveito, ee tudo. Havia apenas um pequeno raio de sol para a chegada, foi simplesmente mágico, indescritível'', disse o campeão, após trazer a bordo sua equipe técnica e sua companheira. Ele próprio concebeu e fez armar o veleiro, de 18 metros.

''Júlio Verne que se cuide. Nas próximas edições, passaremos a barreira dos 80 dias'' – disse o velejador, aludindo ao romancista que escreveu no século 19 o livro A volta ao mundo em 80 dias, na época uma peripécia aparentemente impossível, que no romance ee feita a bordo de navios e barcos, trens, um balão e até um riquixá chinês.