Sem categoria

Casal de pandas ajuda a aproximar Taiwan e Pequim

Os dois pandas gigantes presenteados a Taiwan pela parte continental da China serão apresentados ao público na segunda-feira (2), depois de uma quarentena de um mês, anunciou o Zoológico de Taipé. O evento faz parte da gradual melhoria nas relações entre

Os responsáveis pela quarentena dos pandas  tomaram a temperatura dos pandas a cada dia desde sua chegada à ilha, em 23 de dezembro, conforme indicou o porta-voz do zoo, Jason S.C. Chin. “também fizeram três exames de fezes e dois de urina, sem encontrar nenhum parasita ou enfermidade”, agregou.



Zoo abrirá no feriado de Ano Novo



O casal de pandsas tem quatro anos. Tuan Tuan e Yuan Yuan (cujos nomes, somados, significam “reunião” em chinês) pesam, respectivamente, 106,8 e 107,2 quilos e, segundo Chin, “aumentaram aos poucos a parte de bambu em sua alimentação” – os pandas se alimentam basicamente de brotos de bambu.



O governo municipal de Taipé convidou 500 órfãos e filhos de famílias pobres para visitar os pandas na terça-feira, conforme informou o prefeito, Hau Lung-bin. Calcula-se que 22 mil pessoas visitarão os ursos a cada dia, após sua apresentação que coincide com o Ano Novo chinês. Para acolher os visitantes o zoo ficará aberto até as 18 horas mesmo durante os feriados do Ano Novo. A prefeitura calcula que Tuan Tuan e Yuan Yuan farão as visitas ao zoo durante o ano subirem para 6 milhões, o dobro da cifra de 2008.



Võos diretos, outro sinal de melhora



O panda vive apenas no centro da China, numa região montanhosa e coberta de florestas de altitude. Por sua aparência marcante e por correr perigo de extinção, foi tombado pela Unesco e adotado como símbolo pela associação ambientalista WWF. No entanto, um esforço para salvar a espécie fez com que o número de pandas vivendo em liberdade voltasse a crescer, para cerca de 3 mil, habitando 40 reservas naturais – contra apenas 13 duas décadas atrás. Ao mesmo tempo, a China usa parte dos 20 exemplares que nascem anualmente em cativeiro para presenteá-los, no que ficou conhecido como diplomacia panda.



A parte continental da China anunciou o envio dos dois pandas a Taiwan em maio de 2005. A viagem porém foi adiada em mais de três anos, tornando-se possível graças às recentes melhoras na relação entre os dois lados do Estreito de Taiwan. O presidente Ma Ying-jeou, do Kuomitang, elegeu-se em 22 de março, em acirrada disputa com Frank Hsieh, do Partido Progressista Democrático, partidário da “independência de Taiwan”. Outro exemplo da melhoria das relações em sua gestão é o estabelecimento de vôos diretos regulares através do Estreito de Taiwan.



Com informações da agência Xinhua