Poesia do Centro de Fortaleza é registrada por fotógrafa cearense

“Transposição do Centro” é primeira exposição individual da fotógrafa Lia de Paula.

A pulsação do Centro de Fortaleza, seus aromas, suas estórias e história, o ritmo nervoso e demasiado humano do coração da cidade. No Centro tem de “um tudo”: castanha, aroeira, miçanga, abacaxi. Tem morador, palhaços e praças, laranja descascada em tirinha, borracha pra panela de pressão, desentupidor de fogão a gás.


 


Tem também o “ceguim” pedindo a esmolinha há anos, o casal de 80 anos sentado no banco da praça para namorar, o sapateiro que todos os dias divide o alimento com o cachorro e os pombos em frente ao cinema majestoso, último de uma era. E ainda tem o pastel com caldo de cana, patuá, amuleto, garrafada e muitas histórias para serem ouvidas, registradas e recontadas.


 


Para a fotógrafa Lia de Paula é um laboratório imagético. Foi com essa convicção que ela colocou a câmera fotográfica nas mãos e passou a olhar o Centro da cidade, com o propósito não só de registrar a arquitetura eclética do local, enfocando sua face histórica, como também as singularidades de quem passa, trabalha, mora e freqüenta o pedaço. “O Centro da Cidade é um local de grande fluxo de pessoas complexas e únicas que transitam todos os dias pelas ruas. Voltei o olhar para elas. Pode não ser o olhar mais correto, mais aguçado ou mais verdadeiro. Mas é um outro olhar; atento e carinhoso”, avalia a fotógrafa.


 


O resultado desse olhar se converte na primeira exposição individual da fotógrafa, “Transposição do Centro”, projeto contemplado nos Editais da Cultura 2007 da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), categoria Fotografia. “Com esses fragmentos imagéticos da realidade, pretendo propiciar as pessoas momentos de reflexão sobre o que está passando despercebido na vida de cada um. Pretendo instigar a vontade de saber ver, de querer enxergar, não simplesmente olhar, mas ver profundamente as coisas mais simples da vida, aquela para as quais nem olhamos mais, pois já nos acostumamos com sua presença e ausência”.


 


A exposição, que permanece na Praça Visconde de Pelotas, logo em frente ao Mercado dos Pinhões, por tempo indeterminado, também deve itinerar por outros bairros.


 


Serviço:
Transposição do Centro – Exposição fotográfica de Lia de Paula. Dia 6, a partir de 18h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Praça Visconde de Pelotas).


 


Fonte: Assessoria de Imprensa Secultfor