Prefeitura de Fortaleza intensifica educação ambiental

Comunidades aprendem sobre prevenção no período chuvoso.

Educar as comunidades que vivem em torno das áreas de risco para que haja um controle maior dos problemas ambientais intensificados no período chuvoso. É com esse objetivo que a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Programa de Educação Ambiental em Áreas de Risco Durante a Quadra Chuvosa.


 


“É necessário que as pessoas compreendam que sua colaboração cidadã é importante para manutenção da limpeza da cidade, assumindo posturas e optando por atitudes de preservação socioambiental”, destaca a educadora ambiental Beth Cabral, da Coordenadoria de Políticas Ambientais da Semam.


 


As oficinas de educação ambiental têm carga horária de 3 horas/aulas com 25 participantes cada. São abordados temas como cidadania, coleta seletiva, reciclagem do lixo, meio ambiente, sustentabilidade e recursos hídricos. A idéia é que os participantes sejam multiplicadores, fazendo com que noções de cidadania ambiental cheguem aos demais membros da comunidade.


 


O trabalho inclui também a exibição de vídeos educativos, fotos das áreas de risco antes e depois da limpeza, debates e dinâmicas. Esses recursos são fundamentais na construção do saber ambiental e vislumbraram a ampliação dos conhecimentos destas comunidades a respeito de sua própria realidade. As oficinas seguem até abril.


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza