Superação: cearense busca tetracampeonato em olimpíada de matemática

Ricardo Oliveira é tricampeão na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e já quer a quarta medalha

O município de Várzea Alegre, distante 436 quilômetros de Fortaleza, está em festa. Nas ruas da cidade, o assunto é sempre o mesmo: Ricardo Oliveira da Silva, 19 anos, aluno do 9º ano da Escola Presidente Castelo Branco, tornou-se campeão pela terceira vez consecutiva na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). “Esse é mais um passo na vida. Cada medalha que eu ganho é uma vitória ainda maior”, declarou Ricardo, bastante empolgado que já pensa na quarta medalha.


 


A vitória de Ricardo, que competiu com milhares de estudantes de todo o País e sagrou-se com um dos 34 tricampões da Olimpíada, é um exemplo de superação e força de vontade. Filho de agricultores, o rapaz nasceu com uma doença neurológica(amiotrofia espinhal) que atrofia a medula espinhal e causa fraqueza nos músculos e que o impediu de frequentar a escola regularmente durante a infância e parte da adolescência.


 


A alfabetização foi feita em casa pela mãe, Francisca da Conceição, 45 anos, que o ensinou os primeiros cálculos matemáticos. “Desde pequeno, ele sempre quis estudar. Ele via os outros irem para a escola e queria ir também”, lembrou a mãe. Em 2006, aos 17 anos, Ricardo passou a ser alfabetizado por professores em casa. Matriculado na 5ª série, o aluno conseguiu, no fim daquele ano, conquistar a primeira medalha de ouro na Obmep.


 


Segundo Francisca, àquela época, como não tinha cadeira de rodas e devido à distância do sítio em que morava para a escola, Ricardo chegou a ser tranportado por carrinho de mão pelo pai até o local das provas da Olimpíada.


 


No início de 2008, já com duas medalhas de ouro, Ricardo começou a frequentar, pela primeira vez, uma sala de aula. O aluno contou, ainda, com a ajuda de um professor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Cedro — município vizinho de Várzea Alegre — indicado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), realizadores da Olimpíada, para ministrar as aulas de reforço. Os estudos com as apostilas direcionadas para a Obmep e o incentivo dos pais e do irmão deram ao estudante a terceira medalha de ouro.


 


Apesar de todas as adversidades que carrega pela origem simples e dificuldade de se movimentar, Ricardo é feliz e cheio de planos como qualquer jovem da sua idade. Segundo ele, estudar matemática sempre foi um grande prazer e seu objetivo é cursar uma faculdade nesta mesma área.


 


Atualmente, o estudante mora em uma casa alugada em frente à escola, o que facilita o acesso ao local de estudo. Ricardo ganhou uma cadeira de rodas e recebe uma bolsa ofertada pelo Governo do Estado de aproximadamente R$ 1.200. Além disso, o estudante ainda dá palestras nas escolas do município para incentivar os outros jovens a estudar. É uma forma que ele tem para repassar seu conhecimento e mostrar que, quando se tem vontade e dedicação, é possível conseguir os objetivos, realizar qualquer sonho.


 


Como premiação, Ricardo vai receber, em março, no Rio de Janeiro, além da medalha simbólica de ouro, uma bolsa de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq). A bolsa tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Profissional da Rede Pública.


 


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é promovida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.


 


O objetivo da competição é incentivar o ensino de Matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), participaram da 4ª edição da Obmep cerca de 18 milhões de estudantes. O Estado do Ceará foi o quarto com o maior número de medalhistas obtidas.


 


Conquista


 


''Esse é mais um passo na vida. Cada medalha que eu ganho é uma vitória ainda maior''.
Ricardo Oliveira da Silva – Estudante


 


''Desde pequeno, ele sempre quis estudar. Ele via os outros irem para a escola e queria ir também''.
Francisca da Conceição – Mãe de Ricardo