PCdoB quer aumentar liderança no interior

Nas eleições municipais do ano passado, o PC do B saiu fortalecido. E elegeu vinte e um vereadores em todo o Estado e dez vice-prefeitos, incluindo a capital

O ano de 2009 será de fortalecimento do PC do B em todo o Estado. A declaração é do deputado Edvaldo Magalhães, presidente do comitê regional, que pretende aumentar o número de lideranças comunistas em todos os vinte e dois municípios acreanos. “É o ano de consolidar nossa força”, disse.


Atualmente, o PC do B tem cerca de sete mil filiados em todo o Estado sendo, numericamente, a segunda força política do Estado perdendo apenas para o PT. Edvaldo diz que o número de filiados não deve aumentar muito, mas sim a participação de novos membros, inclusive na formação política e ideológica.


Nas eleições municipais do ano passado, o PC do B saiu fortalecido. E elegeu vinte e um vereadores em todo o Estado e dez vice-prefeitos, incluindo a capital, Rio Branco. Além disso, o PCdoB tem ainda o líder do governo na Aleac (Moisés Diniz) e o presidente da Aleac (o próprio Edvaldo Magalhães).


O aumento de lideranças no interior faz parte da preparação política do partido para as eleições gerais de 2010. Cotado para ser o candidato a vice-governador em uma chapa majoritária com o atual senador Tião Viana, Magalhães negou qualquer prognóstico nesse sentido. “Tudo o que for afirmado agora pode não passar de mera precipitação”, afirmou.


Fonte: O Rio Branco


A maior preocupação do PCdoB, segundo ele, é manter a unidade da frente popular nas eleições. A coligação, este ano, completa vinte anos de existência. Desse tempo, metade (dez anos) a frente popular está no poder. “Precisamos fazer uma reflexão sobre nossa própria atuação”, explicou.


Em Rio Branco, o PCdoB continua tendo um papel de destaque dentro da administração do prefeito Raimundo Angelim (PT). O partido ocupa, alem da vice-prefeitura, também a coordenação política (Marcio Batista), um dos postos mais importantes e estratégicos da gestão.


“Por isso temos que dedicar boa parte do nosso tempo este ano para fortalecer a nossa militância”, afirma o comunista.