Humberto Teixeira é o grande homenageado do Carnaval 2009

Com o tema “Baião de Todos: uma homenagem a Humberto Teixeira”, o Carnaval 2009 em Fortaleza casa a tradição das agremiações carnavalescas com a pulsação dos shows de grandes nomes da MPB na Praia de Iracema


 


“Eu vou mostrar pra v

O baião é o carro-chefe de muitos outros ritmos que dão o tom do Carnaval 2009 em Fortaleza, entre os dias 21 e 24 de fevereiro.  Essencialmente popular, o gênero que abre alas para a folia é uma homenagem a um de seus criadores, o compositor cearense Humberto Teixeira (1915-1979), parceiro do pernambucano Luiz Gonzaga em canções referenciais como “Asa Branca”, “Qui nem Jiló”, “Assum Preto”, “No meu Pé de Serra” e “Baião” – o primeiro dos muitos sucessos da dupla que conquistou o Brasil e outros países na década de 50. Casando tradição e atualidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), reverencia o “doutor do baião” através da decoração que ganha as ruas da cidade e no domingo de carnaval, quando intérpretes e músicos locais sobem ao palco armado na Praia de Iracema para prestar um tributo a sua obra musical.


 


O Pólo Asa Branca, fincado nas areias da Praia de Iracema, à altura da Caixa D´água dos Peixinhos (obra pública do artista plástico cearense Leonilson), concentra a programação de shows noturnos precedidos por cortejos de blocos carnavalescos. Sob o palco armado ao ar livre, cantam ainda Beth Carvalho, Dominguinhos, Chico César, Jair Rodrigues e Elza Soares, além de artistas locais como Waldonys, Chico Pessoa e Dorgival Dantas.  No Centro da cidade, o tradicional desfile das agremiações carnavalescas passa pela avenida Domingos Olímpio entre os dias 22 e 24 de fevereiro, a partir de 16h, levando maracatus, escolas de samba, blocos e cordões carnavalescos ao chamado Pólo Humberto Teixeira, vitrine por onde também desfilam a irreverência e a criatividade dos “sujos”, com suas perfomances-surpresas.    


 


Paralelamente, a Prefeitura de Fortaleza também cria e incrementa o Pólo Dona Mocinha, no entorno do bar homônimo, como forma de homenagear em vida uma das maiores entusiastas e incentivadoras do samba e do carnaval na cidade. Desde 1978, dona Iraci, 73, popularmente conhecida como Mocinha, é a anfitriã de uma roda de bambas que todos os finais de semana, religiosamente, se reúne na calçada do seu bar para, sob um pé de benjamim, desfiar clássicos do gênero, animando moradores da Praia de Iracema e visitantes que lotam as mesas do entorno para cantar e dançar juntos. Amante do carnaval, dona Mocinha foi fundadora da escola de samba Girassol, em Fortaleza, e também já desfilou em diversas escolas de samba no Rio de Janeiro, sempre na ala das baianas.



Pólos do Carnaval 2009:


1 – Pólo Humberto Teixeira – Na avenida Domingos Olímpio, centro da cidade. Da rua Barão de Aratanha à rua Senador Pompeu acontecem os desfiles oficiais das agremiações carnavalescas de Fortaleza.  De 22 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h.


 


2 – Pólo Asa Branca – Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos), onde haverá um palco armado ao longo dos quatro dias de carnaval para a realização de shows com nomes nacionais e locais. Também será o espaço de concentração dos blocos de pré-carnaval que animarão a festa aos finais de tarde, precedendo os shows. Sempre a partir de 17h.


 


3 – Pólo Dona Mocinha – No Bar da Mocinha, Praia de Iracema, número 140 da rua Padre Climério, entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto. A Prefeitura Municipal de Fortaleza monta uma estrutura especial para atrair foliões e amantes do samba, choro e carnaval.  Esse pólo é uma homenagem à “rainha” do samba fortalezense.  Com a participação do bloco Num Ispaia Sinão Ienchi e sambistas do bairro. Sempre a partir de 17h.


 
Programação


 


Av. Domingos Olímpio (Pólo Humberto Teixeira)
Os desfiles das agremiações carnavalescas acontecem nos dias 22 , 23 e 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h. Entre as ruas Barão de Aratanha e Senador Pompeu.
 


Praia de Iracema (Pólo Asa Branca) – próximo à Caixa D´água dos Peixinhos


21/02 – Sábado
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Show com Chico Pessoa e banda.
23h – Show com Beth Carvalho e banda.


 


22/02 – Domingo
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Tributo a Humberto Teixeira. Com músicos e intérpretes cearenses.
Banda: Adelson Viana (teclado e acordeon); Tarcísio Sardinha (violão e guitarra); Denilson Lopes (bateria); Edson Sancho (baixo); Chico Paulo (vocal e percussão); Nazareno (vocal e percussão); Igor Caracas (percussão); Armando Teles (vocal); Carlinhos Ferreira (sax); Zé Carlos (trompete); Edson (trombone); Alves Nascimento (teclado).
Cantores convidados: Marcus Café; Paulo Façanha; Joana Angélica; Karine Alexandrino e Falcão.
23h – Show com Dominguinhos e banda.


 


23/02 – Segunda
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Show com Waldonys e banda.
23h – Show com Chico César e banda.
 


24/02 – Terça
17h – Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h – Show com Dorgival Dantas e banda.
23h – Show com Jair Rodrigues e Elza Soares.


 


Bar da Mocinha (Pólo Dona Mocinha)
De 21 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 17h, tem samba de mesa, chorinho e carnaval animado pelo bloco Num Ispaia Sinão Ienche, no Bar da Mocinha, Praia de Iracema. Rua Padre Climério, 140 – entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto.


 


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor