Sem categoria

PIB dos EUA caiu 6,2% no 4º trimestre, pior cifra em 26 anos

A economia dos EUA caiu numa taxa anualizada de 6,2% durante o último trimestre de 2008 segundo a revisão divulgada nesta sexta-feira (27) o Departamento de Comércio daquele país. O número é bem pior que o cálculo não revisado, que era de um recuo de 3,8%

A maior economia mundial iniciou 2008 em baixa forma, retomou certo vigor durante o segundo trimestre, caiu a um ritmo anualizado de 0,5% no terceiro e terminou de afundar na reta final do ano. O número confirma que se trata da pior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 1930.



Os números mostram uma deterioração de todos os principais indicadores macroeconômicos na reta final de 2008. A despesa dos consumidores, principal motor econômico dos EUA (que levou muitos críticos a apontarem uma “boilha de consumo” artificialmente sustentada) caiu para os níveis mais baixos dos últimos 28 anos. Os americanos gastaram menos em automóveis, móveis e roupa, entre outros artigos.



Os investimentos das empresas tiveram um decréscimo ainda mais acentuado: menos 21,1%, a maior queda desde 1975, dois pontos percentuais mais grave que a previsão inicial, de 19,1%.



As exportações também superaram a queda prevista, caindo 23,6% -pior dado desde 1971-, ao invés dos 19,7% previstos pelo Governo.



Por sua vez, o Governo Federal aumentou sua despesa em 6,7% entre outubro e dezembro de 2008, após já ter acrescido seus gastos em 13,8% no trimestre anterior. O dado reflete as medidas de final de governo da administração George W. Bush, atribuindo ao Estado um papel de contrapeso à tendência rexcessiva.



Os analistas esperam que a economia se contraia pelo menos 5% durante o primeiro trimestre deste ano – sempre em taxas anualizadas – e que o desemprego siga aumentando.



Previsão cautelosa do FED



O Federal Reserve prevê que a taxa de desemprego chegue a cerca de 9% este ano, superando a marca atual de 7,6%, que já é a mais alta em 16 anos.



O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, durante seu comparecimento semestral ao Congresso, fez uma prudente previsão que os Estados Unidos poderiam sair da recessão este ano e começar a recuperação, mas só em 2010 e apenas caso os mercados se estabilizassem.



“Se as ações adotadas pelo Governo, pelo Congresso e pelo Federal Reserve tiverem sucesso em conseguir certa estabilidade financeira, existe uma possibilidade razoável de que a atual recessão acabe em 2009”, afirmou Bernanke na terça-feira.



No conjunto de 2008, o PIB dos EUA teve crescimento. Foi porém de 1,1%, o mais baixo desde 2001, quando o PIB caiu 0,8% .



O governo de Barack Obama tenta reanimar a economia com a recente aprovação de um pacote de estímulo de US$ 787 bilhões. O presidente americano também anunciou um plano de US$ 75 bilhões para frear as execuções hipotecárias.



Com informações da EFE