PCdoB-SP debate participação em governos municipais
Dar contribuição para administrações mais democráticas e populares, impulsionar a presença dos comunistas nas cidades e preparar a eleição de 2010 foram a tônica do encontro realizado neste sábado (28). Em um plenário com mais de 250 pessoas, em sua maior
Publicado 28/02/2009 22:58
No período da manhã a pauta foi a realidade política nacional e os desafios dos comunistas. Na parte da tarde foram trocadas experiências administrativas em várias áreas.
Logo no começo do encontro, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, falou sobre a crise internacional e seus efeitos no Brasil, sobre o governo Lula e a sucessão de 2010. Registrou que o governo Lula, no que pese ter limitações, promoveu avanços indiscutíveis no país, entre eles a estruturação de um plano de ordenamento para o desenvolvimento, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Orlando afirmou que ''não podemos permitir que essa experiência seja interrompida, na verdade precisamos é fazê-la avançar ainda mais para mudar a face do país''.
O Secretário de Organização do Comitê Central, Walter Sorrentino, destacou que neste ano teremos o Congresso Nacional, em que o PCdoB debaterá seus desafios políticos, a atualização do programa socialista do Partido e sua política de quadros.
Sorrentino comentou que na sucessão presidencial há desde já existe uma polarização muito forte entre as candidaturas de José Serra (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT), o que dificulta um debate mais amplo e o protagonismo de forças mais consequentes. Ressaltou que, estando no campo de Lula, o desafio do PCdoB é, junto com o Bloco de Esquerda, buscar ocupar um espaço mais destacado no debate e na configuração da chapa para disputar a Presidência.
A presidente estadual do PCdoB-SP, Nádia Campeão foi muito enfática: ''Precisamos trazer muitos e bons novos militantes para o partido, dentro do desafio de ter chapa própria para concorrer à Assembléia Legislativa e à Câmara dos Deputados, além de buscar participar ativamente da construção de uma frente que tenha uma chapa que envolve a candidatura ao governo, vice e dois candidatos ao Senado''. Afirmou ainda que o estado de São Paulo deve ''contribuir de maneira efetiva'' para a prioridade definida nacionalmente para a bancada de deputados federais, perseguindo o objetivo de obter ao menos duas cadeiras na Câmara.
No período da tarde, o encontro contou com a participação do deputado federal Aldo Rebelo, que destacou a importância da defesa dos interesses nacionais na estruturação de um projeto de Brasil que realmente atenda aos interesses dos trabalhadores e do povo. Aldo afirmou que o governo Lula registra avanços importantes, mas a realidade brasileira ainda é muito contraditória e exige muito esforço de superação das desigualdades.
Foram ainda realizadas mesas temáticas, com vários participantes, entre eles Célio Turino, do Ministério da Cultura, e Júlio Filqueiras, do Ministério dos Esportes.