Crise nos EUA liquidou 700 mil empregos em fevereiro
As empresas do setor privado nos Estados Unidos empregaram, em fevereiro, 697 mil trabalhadores a menos que no mês anterior, segundo dados divulgados hoje pela companhia de consultoria Automatic Data Processing (ADP). A firma, que analisa dados fornecidos
Publicado 04/03/2009 16:49
No caso do setor dos serviços, foram perdidos 359 mil empregos no mês passado em relação ao anterior. Na área de produção de bens foram 338 mil, o que significa que já são 26 meses consecutivos de baixas na última área. A ocupação no setor manufatureiro teve queda de 219 mil empregos em fevereiro e mantém a tendência de baixa há três anos seguidos.
As grandes empresas, com 500 trabalhadores ou mais, tiveram redução de 121 mil postos de trabalho, enquanto as de médio porte (com entre 50 e 499 pessoas), empregaram 314 mil trabalhadores a menos que em janeiro. O emprego no âmbito das pequenas empresas, aquelas que têm um elenco de 50 funcionários ou menos, desceu em 262 mil postos de trabalho no mês passado frente ao anterior.
Em comunicado de imprensa, a ADP ressaltou que a diminuição do emprego nas pequenas e médias empresas “indica claramente que a recessão se estende de forma agressiva além das atividades relacionadas com os setores da manufatura e de imóveis”.
Em fevereiro, o setor da construção empregou 114 mil pessoas a menos que no mês anterior. Foi o seu 25º mês consecutivo de liquidação de postos de trabalho.
Com informações da agência Efe