Parlamentares querem evitar impactos da crise nas mulheres
Os impactos da crise econômica para as mulheres que são a maioria dos pobres e analfabetos no mundo fazem parte das discussões que ocorrem nas atividades de comemoração do Dia Internacional da Mulher, esta semana em Brasília. Nesta quarta-feira (4), a
Publicado 04/03/2009 18:43
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das coordenadoras da bancada feminina na Câmara, destacou que a maior preocupação é evitar que as mulheres serão as primeiras prejudicadas se a crise chegar ao Brasil. Elas querem que a ministra reforce a luta junto ao governo federal na busca de adoção de medidas de contenção dos impactos da crise econômica no trabalho das mulheres.
A ministra se comprometeu com a demanda das mulheres e anunciou também o apoio às parlamentares na aprovação das medidas de participação das mulheres na Mesa Diretora da Câmara. O encontro serviu ainda para as parlamentares conhecerem a nova sede da SPM, que saiu das dependências do Ministério da Educação e passa a contar com estrutura própria, o que facilita a sua atuação.
Mulheres na mesa
À tarde, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), anunciou a criação de comissão especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que assegura à bancada feminina um lugar na Mesa Diretora da Câmara, de autoria da deputada Luiza Erundina.
“Todos esses atos são enaltecedores das mulheres e devem-se à aguerrida atuação da bancada feminina”, disse o presidente ao informar que também está elaborando uma proposta de criação da Procuradoria Feminina da Câmara dos Deputados para defender os interesses das mulheres.
A coordenadora da bancada feminina, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), disse que Temer tem honrado os compromissos com a bancada e enfatizou que as deputadas estarão em luta constante pelo espaço feminino e contra a violência sofrida por tantas mulheres no País.
Eventos
Também nesta quarta-feira, na Câmara, foram inauguradas as exposições Artistas Brasileiras e Dia Internacional da Mulher – As Conquistas e os Valores Nacionais no Corredor do Plenário. Também foi lançado o livro de Rosenilda Moura da Silva, servidora da Câmara, escrito em parceria com sua orientadora Maria Alexina Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), intitulado Sexualidade e Câncer: Vivência de casais no estágio avançado da doença. Também foi inaugurado um painel em homenagem aos 100 anos do nascimento de Carmen Miranda.
De Brasília
Márcia Xavier
Com Agência Câmara