CTB-SE comemora dia da mulher no centro de Aracaju

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Sergipe (CTB-SE) e membros de diversos sindicatos reuniram-se nesta quinta-feira (5) para celebrar o dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo (8). Discursos sobre a situação da mulher trabal

O presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José Souza, acredita que a diferença salarial entre os sexos é um atraso que precisa ser vencido na esfera empresarial. Mas para a trabalhadora rural Maria José, moradora da cidade de Nossa Srª de Aparecida, os desafios vão além do campo salarial.


 


“Hoje a mulher é alvo de preconceito e discriminação até pela própria independência que conquistou. Há a pressão da família e dos amigos sobre a mulher de 35 anos que ainda não é casada, às mães solteiras, àquelas que trabalham demais e às lésbicas, que não são tão bem aceitas quanto os homossexuais masculinos”, opina.


 



Maria, que é secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-SE, acha que falta empenho das mulheres na luta por seus direitos, esclarecendo que há uma evolução na adesão ao grupo, mas ainda de forma discreta e longe da ideal.


 


Os sindicatos que participaram do ato foram o Sintsep, Sintasa, Enfermeiros, Sinteagro, Sindserj, Rurais de Nª Senhora de Aparecida, Dores, Tomar do Geru, Macambira, Fetase e a União Brasileira de Mulheres.