Ex-prefeita de Fortaleza depõe para defender Battisti
A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele, depõe nesta quinta-feira (5) na sede da Justiça Federal em Fortaleza (CE) sobre o caso Cesare Battisti. Ela foi escolhida pelos advogados do italiano para defendê-lo das acusações de entrar no Brasil c
Publicado 05/03/2009 13:11
Cesare está há dois anos no Brasil e recebeu o status de refugiado político. Contudo, a Itália exige sua extradição, pois o ex-militante foi condenado, num julgamento cercado de ilegalidades, por quatro assassinatos cometidos no fim dos anos 70. Battisti nega os crimes e já conseguiu várias testemunhas que comprovam sua versão, mas a justiça italiana ignora a defesa do ex-ativista.
A fala de Maria Fontenele está prevista para ser colhida às 16h. Durante todo o mês de fevereiro, ela foi instruída pelos advogados de Battisti. “Precisamos ser solidários às pessoas perseguidas”, afirmou. A ex-prefeita disse ainda que a imprensa e o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, tentam confundir a opinião pública quando classificam o ex-militante como terrorista.
Maria Luíza adiantou ainda que organiza uma caravana para ir à Brasília pressionar deputados federais, senadores e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no sentido de garantir a permanência de Battisti no Brasil. “Sempre acreditamos que o impossível pode acontecer dependendo da articulação das idéias. Estamos chamando todos a somarem conosco. Não queremos que se repita o que aconteceu com Olga”, disse, referindo-se a Olga Benário Prestes, entregue pela ditadura de Getúlio Vargas ao regime nazista.
Fonte: Terra