Marchas, debates e shows para as mulheres baianas
Uma vasta programação comemora o Dia Internacional da Mulher na Bahia. Durante todo o mês de março estão agendados debates, shows, palestras, oficinas, sessões especiais, além de marchas em várias cidades do estado. Em Salvador, a tradicional marcha das m
Publicado 05/03/2009 11:54 | Editado 04/03/2020 16:20
A Assembléia Legislativa promove uma Sessão Especial nesta quinta-feira (5/3), às 10h. Além de discutir as bandeiras de lutas, batalhas e conquistas femininas, a Casa vai homenagear as mulheres mais representativas do cenário local. Na Câmara de Vereadores de Salvador, a homenagem acontece na próxima segunda-feira, ás 15h. Os temas abordados na Câmara serão o combate á violência contra a mulher e a campanha por mais mulheres nos espaços de poder.
Março Mulher
Dando continuidade ao projeto Março Mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e o Conselho Estadual de Desenvolvimento dos Direitos da Mulher (CDDM) promovem o debate Mulher, Políticas e Espaços do Poder com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O evento acontece na sexta-feira (6/3), às 17h, no Hotel Tropical da Bahia, no Campo Grande. Neste mesmo dia, às 15h, as mulheres do município de Camaçari realizam uma grande marcha pelas ruas da cidade.
A programação do Março Mulher prossegue no sábado, com shows musicais das 13h às 22h, no Porto da Barra. No domingo, será a vez da apresentação da cantora Leci Brandão, que cantará para as mulheres a partir das 11h, no Dique do Tororó. No local, será realizada ainda uma feira de economia solidária com a produção de mulheres de várias localidades do estado.
Mulheres nas ruas
As tradicionais marcha das mulheres por mais direitos acontecem em várias cidades baianas. Em Juazeiro, a caminhada será no sábado (7/3), com o tema “Não basta ser feminina, tem que ser mulher de luta por justiça social”. A concentração está marcada para ás 8h, no shopping Águas Center . A manifestação percorrerá todo o centro da cidade, com uma parada na praça Santiago Maior, e se encerra na Orla II. O evento será promovido pela prefeitura municipal de Juazeiro, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) e a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social. No domingo, tem marcha também pelas ruas dos municípios de Candeias e Lauro de Freitas.
Em Salvador, a marcha acontece na terça-feira, 10 março. O evento, organizado por diversas entidades do movimento de mulheres, pretende reunir uma multidão a partir das 15h, no Campo Grande. Como já é tradição, a mobilização deve chamar a atenção da cidade para as principais bandeiras de luta das mulheres da capital baiana. Temas como a descriminalização do aborto, o combate à violência doméstica, garantia de emprego e a luta por mais mulheres nos espaços de poder serão levados para as ruas do Centro da cidade. A União Brasileira das Mulheres coordena a construção do evento.
De Salvador,
Eliane Costa