PCdoB-SE: diretrizes políticas apontam para crescimento
As novas diretrizes políticas do PCdoB em Sergipe apontam para o crescimento partidário e o aumento de sua inserção junto à sociedade. Além disso, o documento reafirma a defesa do projeto mudancista capitaneado no estado pelo governador Marcelo Déda. '
Publicado 05/03/2009 15:00 | Editado 04/03/2020 17:20
Para o coletivo dirigente, o Partido conquista importante e expressiva vitória eleitoral no estado nas eleições de outubro último ao reeleger o prefeito Edvaldo em Aracaju. Hallison diz que o resultado em Aracaju é uma demonstração da competente e ética administração do prefeito Edvaldo à frente do governo da capital. “A sociedade reconheceu o seu trabalho de dois anos e seis meses e confirmou, ainda no primeiro turno, a sua continuidade”.
Segundo Hallison, outra grande vitória aconteceu no município de Cristinápolis, com a eleição do padre Raimundo. O comunista fala que as forças retrogradas estavam no poder há muito tempo e não foi uma eleição fácil.
“Elegemos também sete vereadores no estado, aumentando a nossa influência nos legislativos municipais: Karla, em Aracaju, cadeira ocupada pelo PCdoB desde 1988, Junior Gazeta, em N. Sra. da Glória, Moacir, em Indiaroba, Igor e TT, em Monte Alegre, Célia, em Amparo do São Francisco e Adailton, em Areia Branca”, comemora o dirigente.
Integra do documento:
PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
COMITÊ ESTADUAL DE SERGIPE
RESOLUÇÃO POLÍTICA
Introdução
O Partido Comunista do Brasil, nas eleições de outubro de 2008, conquista expressiva vitória política e eleitoral.
Em Aracaju a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (51,72% dos votos), objetivo central do partido em Sergipe, com 140.962 ainda no 1º turno, representa histórica vitória do PCdoB, o reconhecimento da sociedade à atuação política e administrativa do prefeito à frente do governo municipal e a projeção do nosso partido junto ao povo sergipano.
À frente da Prefeitura Municipal de Aracaju, em dois anos e seis meses, Edvaldo demonstrou imensa capacidade administrativa. A administração desencadeou um conjunto de obras e serviços que teve como fruto a melhoria das condições de vida da população aracajuana e resultou na conquista do prêmio de capital da Qualidade de Vida do país.
Referente ao processo eleitoral de outubro último em Aracaju foi constituída uma frente de 14 partidos (PCdoB, PT, PSB, PDT, PRB, PSDB, PPS, PSC, PR, PSDC, PMN, PTN, PRP, PSL) de apoio à candidatura de Edvaldo, que desencadeou um amplo movimento em defesa da administração comunista junto à população. Desta extensa aliança, os partidos coligados ao Prefeito Edvaldo alcançaram 14 das 19 cadeiras da Câmara Municipal.
Para o processo eleitoral o Partido Comunista do Brasil buscou se colocar à altura da tarefa. Efetuamos ações de massas com vistas a fortalecer o escopo partidário. Preparamos o Partido, filiamos novos quadros, capilarizamos a nossa atuação.
Na disputa proporcional o nosso partido apresentou 17 nomes como candidatos a vereador, fato inédito em nossa história, que resultou no fortalecimento partidário e na projeção de novas lideranças do partido em Aracaju. Obtivemos 28.532 votos, sendo 10.303 votos de legenda e 18.229 votos nominais.
A eleição de Karla com 3.646 votos é também demonstração da ousadia política e da vitória eleitoral do PCdoB em Aracaju, ratifica a liderança do partido entre a juventude e consolida um novo quadro comunista, além de garantir a cadeira do PCdoB na Câmara de Vereadores, fato que ocorre desde 1988.
No interior o resultado eleitoral do partido é bastante vitorioso. Lançamos candidaturas majoritárias nos municípios de Indiaroba e Cristinápolis. Em Indiaroba a candidatura a prefeito resultou na consolidação da liderança de Adinaldo ao alcançar 36,61% do votos, além de tornar o partido na principal referência de oposição no município e da projeção de mais quadros comunistas na cidade. Em Cristinápolis, a vitória do Padre Raimundo, através da coligação PCdoB e PT, com 55,88% dos votos representa significativa conquista da população no município e derrota de setores oligárquicos que há anos conduziam o município.
Na disputa proporcional o partido lançou vários candidatos a vereador resultante da política de abertura do partido, que teve como resultado a eleição de mais seis vereadores nos municípios de Indiaroba (Moacir da Colônia), Monte Alegre ( Igor e TT), Nossa Senhora da Glória (Junior Gazeta), Amparo de São Francisco (Célia) e Areia Branca (Adailton).
Resolução
Com a vitória do prefeito da capital o PCdoB em Sergipe é elevado a partido de destaque da política no estado, com o camarada Edvaldo assumindo o segundo posto mais importante no estado.
O PCdoB em Sergipe alcança vitória de extrema importância. O Partido foi protagonista da vitória dos setores progressistas nas eleições em Sergipe e jogou papel decisivo para infligir nova derrota às elites capitaneadas pelo ex- Governador João Alves e pelo Senador Almeida Lima.
Buscou a unidade dos partidos que compõem a base de sustentação do governo estadual e atuou no sentido de fortalecer a perspectiva mudancista, democrática e desenvolvimentista em Sergipe que tem como sua principal referência o governador Marcelo Déda.
Reforça a sua atuação junto ao povo e demonstra capacidade política ao perseguir e fortalecer o caminho das mudanças do qual somos protagonistas.
Decorrente do quadro político no estado de Sergipe e da vitória política e eleitoral do PCdoB nas eleições de outubro de 2008, o Comitê Estadual indica as seguintes resoluções:
1. O PCdoB atuará com vistas a fortalecer a administração popular, competente e ética do Prefeito Edvaldo Nogueira em Aracaju, contribuindo para a continuidade de ações que visam garantir à população melhoria da qualidade de vida.
2. O Partido Comunista do Brasil em Sergipe fortalecerá e contribuirá com o projeto mudancista capitaneado pelo Governo democrático de Marcelo Déda, tendo como objetivo o desenvolvimento econômico e social do estado.
3. Buscará fortalecer o governo municipal de Cristinápolis com vistas a torná-lo referência de administração popular no interior do estado;
4. Diante dos novos desafios apresentados ao PCdoB, reforça-se a necessidade de fortalecer sua vida orgânica, fortalecendo os laços com a militância a partir das bases e dos fóruns partidários;
5. Consolidar a atuação partidária na frente institucional, promovendo ações que aperfeiçoem a atuação do partido e robusteçam a nossa intervenção neste segmento, buscando também estreitar as relações com os comunistas que passam a ocupar novos espaços na seara institucional em todo estado;
6. Reforçar e dar continuidade à política de abertura partidária, com campanhas de filiações pessoas e de lideranças que veem no partido sua referência política, é traço fundamental para o crescimento partidário diante dos novos objetivos a serem alcançados;
7. Buscará o PCdoB reforçar anda mais a nossa intervenção nos movimentos sociais, atuando com vistas a uma influência ainda maior do partido entre os trabalhadores, através da CTB, na juventude, por meio da UJS, entre os comunitários, as mulheres, no debate sobre livre orientação sexual e no combate ao racismo;
8. Torna-se imperativo o desenvolvimento de ações com vistas a aprimorar a comunicação partidária e a política de formação dos militantes e dos quadros partidários. Caberá ao coletivo dirigente esforços para constituição da Fundação Maurício Grabois como forma de estreitar as relações com intelectualidade sergipana;
9. Desde já, é fundamental a preparação das direções e do coletivo partidário com vistas ao importante processo que será construído com a realização do XII Congresso Nacional do PCdoB;
Aracaju, 07 de fevereiro de 2009
COMITÊ ESTADUAL DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL EM SERGIPE
De Aracaju,
Alberto Marques