Governo lança Mídia Jovem Aracaju nesta terça-feira

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) de Sergipe realiza na próxima terça-feira (10), às 9h, no Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, o lançamento do Mídia Jovem Aracaju. A ação, promovida em parceria com os Institutos Oi Futuro e Recria

O Programa é inspirado nos princípios adotados pelo Governo do Estado para promover o desenvolvimento de Sergipe, atuando como ferramenta de mudanças no cenário sócio-cultural e educativo sergipano.  O desafio, portanto, é promover uma comunicação social participativa, buscando a integração da sociedade na construção de uma política pública de comunicação, e conseqüentemente, na construção de um Sergipe Novo.


 


O projeto oferece oficinas na área audiovisual para jovens sergipanos, promovendo a discussão de temas relevantes para formação da cidadania e gerando produtos de mídia de importância para toda a comunidade. Implantado em julho do ano passado no município de Brejo Grande, beneficiando mais de 40 jovens, ele também já contemplou outros 293 meninos e meninas que passaram pelas oficinas de Educomunicação durante o Verão Sergipe e o Sergipe de Todos. Agora, 40 adolescentes serão beneficiados com a chegada do Mídia Jovem nos bairros Santa Maria e Coqueiral, em Aracaju.


 


“Quando decidimos lançar o Mídia Jovem em Brejo Grande, tínhamos o compromisso de contemplar a capital sergipana como sede. A expansão das atividades mostra que o projeto já está consolidado enquanto ferramenta de educomunicação e que a Secom já se apresenta como capaz de desenvolver ações que tenham uma relação direta com a comunidade e que trabalhem com a juventude sergipana utilizando as ferramentas de comunicação”, explica a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino. 


 


No piloto do projeto, os jovens já participaram de oficinas de fotografia, mídia impressa e web. Ao longo de 2009 terão ainda as oficinas de rádio, vídeo e animação.  Com as mídias produzidas em cada uma das oficinas, é possível mostrar ao mundo a diversidade e linguagem próprias da juventude sergipana, reveladas ao público em fotografias, fanzines, blogs, videoclipes, documentários e radionovelas.


 


Por outro lado, os jovens inseridos no projeto participam da discussão constante de temas pertinentes à formação da cidadania.  Eles são levados a pensar sobre o meio ambiente, em questões relacionadas à saúde, direitos humanos, família, sexualidade, direitos e deveres, além de refletir sobre o campo da comunicação social.  As discussões dos temas abordados em sala de aula direcionam o trabalho de campo, norteando textos, imagens e sons.


 


“Vamos atender, prioritariamente, regiões que não oferecem muitas oportunidades para os jovens. Dessa forma, o projeto vem suprir uma antiga demanda e poderá dar um novo horizonte para as pessoas”, ressalta a coordenadora do Mídia Jovem, Nanah Alves.


 


Reconhecimento


 


A originalidade e o sucesso do trabalho na comunidade já garantiram ao Mídia Jovem o reconhecimento nacional. Em dezembro de 2008, no Rio de Janeiro, o projeto recebeu o Prêmio Destaque no Marketing 2008, promovido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN).