Presidente uruguaio se reúne com Lula
O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, se reúne, nesta terça-feira, com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar de assuntos bilaterais e regionais, bem como coordenar ações de confronto à crise financeira global.
Publicado 09/03/2009 16:58
Segundo informou o portal digital da Presidência da República, o presidente chegaria ainda na segunda ao Brasil, mas apenas no dia seguinte se reunirá em audiência privada com Lula no Palácio do Planalto.
Um dos temas principais da agenda tem a ver com o interesse comum de manter e fomentar o comércio bilateral no meio das difíceis condições que supõe o agravamento da crise mundial. Os presidentes também buscarão vias para fortalecer a integração regional através do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e analisarão como se esquivar de eventuais medidas protecionistas por parte de membros do bloco para não travar o processo de integração.
No plano bilateral, um dos pontos a se focar será lembrar vias rápidas para a interconexão elétrica entre ambas nações, com financiamento do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL.
Vázquez e Lula também falarão sobre a reunião que o presidente brasileiro terá com o novo governante dos Estados Unidos, Barack Obama, em meio a expectativas e reclamações regionais por um novo relacionamento de Washington com a América Latina.
Ainda na terça-feira, Lula e Vazquez vão liderar uma sessão de trabalho ampliada entre as respectivas delegações oficiais, integradas por ministros e servidores públicos encarregados dos setores comercial, financeiro, energético e petroleiro.
Fontes do governo uruguaio adiantaram que deverão ser assinados vários acordos e um comunicado conjunto. Posteriormente, Lula vai oferecer um almoço a Vázquez, que volta na tarde da própria terça-feira para Montevidéu.
Fonte: Prensa Latina