Encontro nacional debate a imagem da mulher na mídia
Organizado pela Articulação Mulher e Mídia (AMM), uma frente de organizações de mulheres, e com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, o Seminário Nacional “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”, que acon
Publicado 10/03/2009 13:55
A AMM é uma rede construída a partir da percepção coletiva do impacto político-ideológico dos meios de comunicação sobre a formação das subjetividades e percepções do mundo. Particularmente, o impacto dos conteúdos difundidos na vida das mulheres e na educação de crianças e jovens.
O que se constata na mídia – por meio de peças publicitárias, telenovelas, programas humorísticos, letras de música – é a constante desvalorização e desautorização da imagem da mulher. Desvalorização agravada pela exacerbação e banalização da miséria humana, da violência, do sexo, do medo. Além do estímulo ao consumismo e do reforço de preconceitos e discriminações. Isso ocorre sem freios no rádio e na TV de grande alcance que são concessões públicas.
O principal objetivo da Articulação Mulher e Mídia é implantar e implementar o controle social da imagem da mulher na mídia. O tema vem sendo discutido no movimento de mulheres em todo o Brasil, tendo inclusive gerado um novo eixo no segundo e último PNPM (Plano Nacional de Políticas para as Mulheres), aprovado na 2ª Conferência Nacional de Mulheres, em 2007, com implementação em curso.
Com a convocação, pelo Governo Federal, da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o seminário desenvolvido pela Articulação Mulher e Mídia estará iniciando a preparação da participação do movimento de mulheres nesta conferência.
Programação:
– 12 de março (quinta-feira)
20h – Abertura
Ministra Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres)
Representação dos Ministérios
Rachel Moreno (Articulação Mulher & Mídia)
Coordenação: Sonia Coelho (MMM – Marcha Mundial das Mulheres)
21h00 – Exposição de publicações referentes à questão de gênero e à relação mulher e mídia
– 13 de março (sexta-feira)
9h – A imagem da mulher na mídia – vivência
Vivência grupal de apresentação e interação e integração entre participantes.
Coordenação: Marta Baião (CIM – Centro Informação Mulher)
11h – A imagem da mulher na mídia – painel
Exposição dos vários aspectos de representação da mulher na mídia
Mercedes Lima (Coletivo de Mulheres Ana Montenegro)
Tereza Verardo (Professora de filosofia – Universidade Anhembi Morumbi)
Nilza Iraci
Tamara Amoroso (Instituto Alana, Cladem/Brasil e Nemge/USP)
Coordenação: Terezinha Vicente (Observatório da Mulher)
13h – almoço
14h30h – Cenário da mídia no Brasil – painel
A configuração dos meios de comunicação a nível nacional; o público e o privado; a luta pela democratização da mídia e o direito humano à comunicação.
Rosane Bertotti (CUT – Central Única dos Trabalhadores)
Bia Barbosa (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social)
Claudia de Abreu (TV Comunitária de Niterói)
Taís Ladeira – (Amarc – Associação Mundial de Rádios Comunitárias e EBC – Empresa Brasil de Comunicação)
Coordenação: Rejanne Soares (Coletivo de Negras Feministas da Amazônia)
16h30 – A Experiência Internacional: Mulher, Mídia e Controle Social – painel
Lidia Vilalta – Rede Internacional de Jornalistas e Comunicadores de Catalunya (ES) e Rede Internacional de Jornalistas com Visão de Gênero – Espanha
Estelle Lebel – Professora titular da Universidade de Quebéc, Diretora da Revista “Pesquisas Feministas” – Canadá
Erika Cervantes Pérez – Coordenadota de Redes de Jornalistas de Comunicação e Informação da Mulher – Cimac – México
Eva-Brit Svenssen (Parlamento Europeu) – a confirmar
Coordenação: Profª Drª. Silvia Pimentel
PUC-SP, CLADEM, CCR e Comitê CEDAW/ONU
18h15 – café
18h30 – Oficinas autogestionadas
Oficina 1 – Músicas Machistas – Nordeste e Sul (Centro de Mulheres do Cabo e Themis)
Oficina 2 – A beleza impossível (União por moradia popular e Bloco Afro Ilê Aiyê – Salvador)
Oficina 3 – Juventude e mercantilização do corpo e da vida das mulheres (MMM)
Oficina 4 – Incidir na mídia para o controle social de políticas públicas de gênero e da mídia (Instituto Patrícia Galvão)
Oficina 5 – O direito à comunicação e leitura crítica da mídia (Intervozes)
20h – Jantar
– 14 de Março (sábado)
9h – Controle social – painel
Conceitos de estatal e público; políticas públicas; participação e representação; os conselhos; a mobilização do movimento de mulheres e das feministas para o controle social.
Tatau Godinho (Marcha Mundial das Mulheres e Secretaria de Mulheres do PT)
Lurdinha Rodrigues (LBL – Liga Brasileira de Lésbicas)
Representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres
Rachel Moreno (Observatório da Mulher e Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde)
Coordenação: Rosa de Lourdes (Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos)
13h – almoço
14h30 – Trabalho em grupos
Divisão das participantes em 7 grupos para discussão e propostas:
– para o movimento de mulheres: formas de organização e ação; rede de controle social
– para a SPM e o governo federal: políticas públicas de comunicação e controle social (a partir do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres)
17h30 – café
18h – Apresentação de propostas
Coordenação: Rita Quadros
20h – Jantar
– 15 de Março (domingo)
9h – Plenária: Síntese das propostas, encaminhamentos, avaliação e encerramento
12h30 – almoço de confraternização
Mais informações: www.mulheremidia.org.br
Serviço:
Seminário Nacional “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”
Data: de quinta (12) a domingo (15)
Local: no Hotel Excelsior, Av. Ipiranga (Praça da República) – São Paulo