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Encontro nacional debate a imagem da mulher na mídia

Organizado pela Articulação Mulher e Mídia (AMM), uma frente de organizações de mulheres, e com apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, o Seminário Nacional “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”, que acon

A AMM é uma rede construída a partir da percepção coletiva do impacto político-ideológico dos meios de comunicação sobre a formação das subjetividades e percepções do mundo. Particularmente, o impacto dos conteúdos difundidos na vida das mulheres e na educação de crianças e jovens.


 


O que se constata na mídia – por meio de peças publicitárias, telenovelas, programas humorísticos, letras de música –  é a constante desvalorização e desautorização da imagem da mulher. Desvalorização agravada pela exacerbação e banalização da miséria humana, da violência, do sexo, do medo. Além do estímulo ao consumismo e do reforço de preconceitos e discriminações. Isso ocorre sem freios no rádio e na TV de grande alcance que são concessões públicas.


 


O principal objetivo da Articulação Mulher e Mídia é implantar e implementar o controle social da imagem da mulher na mídia.  O tema vem sendo discutido no movimento de mulheres em todo o Brasil, tendo inclusive gerado um novo eixo no segundo e último PNPM (Plano Nacional de Políticas para as Mulheres), aprovado na 2ª Conferência Nacional de Mulheres, em 2007, com implementação em curso.


 


Com a convocação, pelo Governo Federal, da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, o seminário desenvolvido pela Articulação Mulher e Mídia estará iniciando a preparação da participação do movimento de mulheres nesta conferência.


 


Programação:


 


– 12 de março (quinta-feira)


 


20h – Abertura


Ministra Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres)


Representação dos Ministérios


Rachel Moreno (Articulação Mulher & Mídia)


Coordenação: Sonia Coelho (MMM – Marcha Mundial das Mulheres)


 


21h00 – Exposição de publicações referentes à questão de gênero e à relação mulher e mídia 


 


– 13 de março (sexta-feira)


 


9h – A imagem da mulher na mídia – vivência


Vivência grupal de apresentação e interação e integração entre participantes.


Coordenação: Marta Baião (CIM – Centro Informação Mulher)


 


11h – A imagem da mulher na mídia – painel  


Exposição dos vários aspectos de representação da mulher na mídia


Mercedes Lima (Coletivo de Mulheres Ana Montenegro)


Tereza Verardo (Professora de filosofia – Universidade Anhembi Morumbi)


Nilza Iraci 


Tamara Amoroso (Instituto Alana, Cladem/Brasil e Nemge/USP)


 Coordenação: Terezinha Vicente (Observatório da Mulher)


 


13h – almoço


 


14h30h – Cenário da mídia no Brasil – painel


A configuração dos meios de comunicação a nível nacional; o público e o privado; a luta pela democratização da mídia e o direito humano à comunicação.


Rosane Bertotti (CUT – Central Única dos Trabalhadores)


Bia Barbosa (Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social)


Claudia de Abreu (TV Comunitária de Niterói)


Taís Ladeira – (Amarc – Associação Mundial de Rádios Comunitárias e EBC – Empresa Brasil de Comunicação)


Coordenação:  Rejanne Soares (Coletivo de Negras Feministas da Amazônia)


 


16h30 – A Experiência Internacional: Mulher, Mídia e Controle Social – painel


Lidia Vilalta –  Rede Internacional de Jornalistas e Comunicadores de Catalunya (ES) e Rede Internacional de Jornalistas com Visão de Gênero – Espanha


Estelle Lebel – Professora titular da Universidade de Quebéc, Diretora da Revista “Pesquisas Feministas” – Canadá


Erika Cervantes Pérez  – Coordenadota de Redes de Jornalistas de Comunicação e Informação da Mulher – Cimac – México


Eva-Brit Svenssen (Parlamento Europeu) – a confirmar  


 


Coordenação:   Profª Drª. Silvia Pimentel
PUC-SP, CLADEM, CCR e Comitê CEDAW/ONU


 


18h15 – café


 


18h30 – Oficinas autogestionadas


Oficina 1 – Músicas Machistas – Nordeste  e Sul (Centro de Mulheres do Cabo e Themis)


 


Oficina 2 – A beleza impossível  (União por moradia popular e  Bloco Afro Ilê Aiyê – Salvador)


 


Oficina 3 – Juventude e mercantilização do corpo e da vida das mulheres (MMM)


 


Oficina 4 – Incidir na mídia para o controle social de políticas públicas de gênero e da mídia (Instituto Patrícia Galvão)


 


Oficina 5 – O direito à comunicação e leitura crítica da mídia (Intervozes)


 


20h – Jantar


 


– 14 de Março (sábado)


 


9h – Controle social – painel


Conceitos de estatal e público; políticas públicas; participação e representação; os conselhos; a mobilização do movimento de mulheres e das feministas para o controle social.


Tatau Godinho (Marcha Mundial das Mulheres e Secretaria de Mulheres do PT)


Lurdinha Rodrigues (LBL – Liga Brasileira de Lésbicas)


Representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres


Rachel Moreno (Observatório da Mulher e Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde)


Coordenação: Rosa de Lourdes (Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos)


 


13h – almoço


 


14h30 – Trabalho em grupos


Divisão das participantes em 7 grupos para discussão e propostas:


– para o movimento de mulheres: formas de organização e ação; rede de controle social


– para a SPM e o governo federal: políticas públicas de comunicação e controle social (a partir do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres)


 


17h30 – café


 


18h – Apresentação de propostas


Coordenação: Rita Quadros


 


20h – Jantar


 


– 15 de Março (domingo)


 


9h – Plenária: Síntese das propostas, encaminhamentos, avaliação e encerramento


 


12h30 – almoço de confraternização


 


Mais informações: www.mulheremidia.org.br


 


Serviço:
Seminário Nacional “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”
Data: de quinta (12) a domingo (15)
Local: no Hotel Excelsior,  Av. Ipiranga (Praça da República) – São Paulo