Escolas da rede pública de ensino terão o jogo de xadrez em contra turnos
A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com o Ministério dos Esportes (ME) estudam implantar o jogo de xadrez em todas as escolas da rede pública nos próximos mese
Publicado 10/03/2009 16:31 | Editado 04/03/2020 16:12
O secretário de esportes, em exercício, Júlio César Soares esteve reunido com o representante do ME, Apolinário Rebelo, que veio a Manaus para discutir o assunto. “Não temos dúvida nenhuma que a prática do xadrez ajuda o jovem que pratica essa modalidade na coordenação motora, nas atividades matemáticas, no raciocínio lógico, enfim em uma série de fatores que ajudam no dia a dia. Eu fiquei surpreso com a aceitação do xadrez aqui nas escolas do Amazonas. Em todos os eventos que realizamos aqui fico impressionado com a quantidade de crianças, jovens e adultos que gostam e praticam com assiduidade que agora é vista como uma modalidade esportiva e não apneas um jogo”, comentou o representante do ME.
Para a implantação do projeto, ficou na responsabilidade da Secretaria de Esportes, a visualizar os espaços a serem utilizados nas escolas, bom como a contratação dos profissionais, que vão atuar como professores e coordenadores. Segundo o presidente da Federação Amazonense de Xadrez, Marcos Cavalcante, este é um momento especial, pois precisamos oferecer algo mais atraente aos jovem que fica ocioso no contra turno escolar. “Hoje, estamos vendo nossos jovens ficarem debruçados em frente a um computador horas e horas. Precisamos tirá-los um pouco desse vício, usando o xadrez como alternativa e quem sabe promover futuros atletas desse esporte”, finalizou.
A coordenação geral do projeto ficará a cargo do Ministério dos Esportes, bem como a disponibilização dos materiais didáticos e orientação, bem como a avalizção dos resultados. O projeto será estendido também às escolas do municipio, através Senderj(antiga Secretaria Municipal de Esporte) e Secretaria Municipal de Educação(Semed). O programa já tem a data marcada para o seu lançamento, prevista para o dia 24 de abril vindouro.
De Manaus,
Claudinei Fernandes