Portadores de necessidades especiais terão atividades de esporte e lazer da Sejel
A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) implantará na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais(Apae) o Programa de Esporte e Lazer na Cidade(Pelc) com o objetivo de incluir os
Publicado 10/03/2009 17:59 | Editado 04/03/2020 16:12
Esse projeto que será coordenado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer( SNDEL) tem como uma das suas principais características suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer.
Hoje o programa fornece atendimento de crianças até idosos e é voltado para a consolidação do esporte e lazer como direitos sociais e para a formação de um sistema nacional de documentação e inforrmação esportiva que possa viabilizar acordos de cooperação e intercâmbio com instituições nacionais e internacionais.
Para tanto, além de Manaus, o programa já está em pleno funcionamento em municípios da região metropolitana, entre eles Presidente Figueiredo, Manacapuru e Rio Preto da Eva. Segundo o Secretário de Esportes em exercício, Júlio César Soares, este movimento tem respondido as expectativas da população. “O PELC vem atendendo a muitos jovens através de atividades esportivas e recreativas, principalmente no período do recesso escolar. Não poderíamos deixar de fora os portadores de necessidades especiais e estamos dando início, nesta quarta feira, a implantação do projeto aos beneficiados da APAE”, finalizou Soares.
Será montado dentro da instituição um núcleo específico do PELC para suprir as necessidades e o atendimento também será estendido à comunidade com as modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, natação, hidroginástica e atividades recreativas em geral.
Segundo o Coordenador do PELC em Manaus, Aldévio Praia, o núcleo está sendo implantado hoje (11/03) e atenderá inicialmente entre 180 a 200 beneficiados em quatro dias da semana, segundas, terças, quintas e sextas. Das 9 às 11h no período matutino e vespertino das 15 às 17 horas.
De Manaus,
Claudinei Fernandes